É sempre assim, dia após dia. Basta ir pela Rua Ascendino de Oliveira Confessor, em direção ao Conjunto Nova Descoberta, para se encontrar uma velha guarda que mantêm o hábito de encerrar o dia com um tradicional bate-papo. O local tem o nome específico de Calçadão dos Bacuraus, mas há quem o chame de DIVA ( Departamento de Informações de Vida Alheia.).
Mesmo antes do surgimento de moradias e estabelecimentos comerciais nas proximidades o local sempre foi muito freqüentado. Hoje, ao seu redor, existem bares, posto de gasolina, loja de material de construção e até supermercado. Tornou-se, então, um local badalado que é muito mais freqüentado por idosos do que por outras faixas etárias .
Em algumas épocas falta até onde sentar: é o caso dos períodos eleitorais. Agora mesmo em 2010, como em outras eleições, os debates (e até discussões mais ásperas) tomaram conta do lugar. Ainda hoje há quem se mantenha vestindo sua camisa Verde, assim como a fotografia do Senador Garibaldi Filho ainda continua pendurado na parede. Alguns, além de continuar estampando sua posição político-partidária, também mostram sua preferência futebolística. Como qualquer ponto de conversa da cidade esse também tem seus freqüentadores assíduos que são muitos e nem todos estão por lá todos os dias, a não ser o dono deste espaço, mais conhecido como Zé Birrada.
Quem desejar saber mais, basta sentar e passar alguns minutos a ouvir “a voz da experiência” de pessoas humildes e honestas de Caiçara do Rio do Vento. Os assuntos são variados e todos podem expressar sua opinião sobre o que quiserem. Mas as reações são imprevisíveis... O momento é de Esperança e mesmo anciãos e jovens senhores esperam poder aguardar por dias melhores em paz.
Fica aqui um Grande abraço a todos freqüentadores da Calçada dos Bacuraus, assim como a meu amigo Zé Birrada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário