Os próprios alunos da 1ª série do ensino médio da Escola Estadual Coronel Miguel Teixeira em Jardim de Angicos, com o auxílio do professor Sezimar Fonseca, confeccionaram seus tabuleiros de xadrez artesanalmente.
O presente trabalho do professor de Artes traz como proposta a utilização do jogo de xadrez como atividade lúdica em sala de aula, por ser um jogo que pode ser disputado por equipes ou entre duas pessoas
A escolha pelo xadrez se faz devido ser este um jogo de raciocínio e estratégia que pode estimular a capacidade de concentração do aluno e ajudar no processo de ensino-aprendizagem.
O acesso a este jogo torna-se interessante principalmente pelo seu baixo custo para aquisição, confecção e também pela facilidade de encontrar softwares computacionais gratuitos na internet, o que pode ajudar o estímulo a sua popularização entre os alunos.
Inicialmente a sala foi dividida em 6 grupos onde, cada um deles ficou responsável de criar o tabuleiro e as peças do jogo com o material que eles achassem melhor.
Teve uns que utilizaram massa de modelar, cabo de vassoura, canos de plástico, pedaços de caibro. Pelas fotos da para perceber a qualidade final do xadrez.
Durante a aula o professor pôde discutir as regras e montar os grupos para a 1ª fase do campeonato que foi dividido em 4 grupos cada um com 7 alunos cada.
Fonte.Profsezimar
Nenhum comentário:
Postar um comentário