domingo, 28 de agosto de 2011

FAZENDA CARRAPATEIRA EM CAIÇARA DO RIO DO VENTO VAI RECEBER TECNOLOGIA DE PROJETOS CONSTRUTIVOS.


Depois de mais de 02 anos de negociação, a Fazenda Carrapateira no Municipio de Caiçara do Rio do Vento, foi escolhida para o inicio de um complexo Turistico  com Tecnologia  de Projetos Construtivos Romanos Eco Dome.
Segundo o Empresario que vai fazer a parceria, este Projeto visa expandir o inexploravel  nicho Turistico da Região, alem de trazer uma tecnologia que podera ser implantada em todo o Nordeste.
O Projéto que sera implantado na Fazenda carrapateira consiste em fazer 10 Eco Dome, que sera parte de um Hotel Fazenda, em que os Turistas terão seus Próprios Bangalos.
No final do ano de 2011, uma pessoa de confiança do projéto passara 3 meses na California -USA fazendo o curso que sera Ministrado para usufluir de toda tecnologia do projéto.

A Eco dome é um projeto residencial que foi criado visando uma solução de baixíssimo custo e pequeno impacto ambiental. Rápida de ser construída, ela usa em grande parte os materiais que estão no próprio terreno, visando assim a economia e o baixo custo.
O que na Sérra da Gameleira e região, podera trazer um outro modelo de construção que visa alem de tudo o lado turistico .
A forma de construção é engenhosa e sua aparência orgânica é decorrente disso. 
Olha só a planta da casa:

Uma eco Dome tem cerca de 40 metros quadrados. Ela consiste de um domo central que se interliga a quatro nichos “filhotes”. Ela é pensada justamente para ser pequena, pois assim pode ser construída rápido e por pouca gente. Mas também é possível modularizá-la interligando outras eco-domes formando um complexo do tamanho que você quiser. Isso se chama Eco-cluster.

A casa é feita com um processo construtivo chamado superadobe. Que são sacos de terra empilhados. Olha só o processo:


Seguindo a planta original os caras traçam na terra a área da casa. Depois com pás e picaretas cavam a mesma, para preparar ali as fundações. Essa terra retirada ajudará a fazer a casa.
Com sacos especiais feitos numa maquina que foi inventada no tempo da guerra (e que ja foi comprada para a Fazenda Carrapateira), para fazer barricadas de terra (hoje o material ainda é usado para contenção em desastres naturais) os caras ensacam a terra seca. Os sacos são numerados e vão sendo empilhados seguindo uma ordem pre estabelecida no projeto. É como montar um quebra cabeça em 3d.
Tecnicamente nada impede que este processo venha a ser automatizado.
602053eco dome 09 Eco dome   Uma casa que lembra a do Yoda
Os sacos vão sendo cuidadosamente empilhados e presos uns aos outros com uma coisa que parece ser um arame. Passagens de tubulações diversas são embutidos durante o processo construtivo.
Uma forma de compensado é usada para gerar as janelas e porta. E à medida em que mais sacos são adicionados, a casa começa a ganhar forma.

O sistema de construção em domo foi dominado primeiramente pelos Romanos e se mostrou extremamente forte e eficiente, de tal maneira que muitos arcos Romanos estão de pé até hoje, sobrevivendo a terremotos, tempestades, enchentes e toda sorte de cataclismas.

Depois que a casa está construída, o domo é recoberto com uma generosa camada de argamassa externa e internamente, que ajuda a aumentar sua resistência .

225084large eco dome completed Eco dome   Uma casa que lembra a do Yoda
O salão interno é iluminado naturalmente com uma claraboia. O pé direito do salão principal dá uma sensação de de espaço bem legal.
225084large eco dome ceiling Eco dome   Uma casa que lembra a do Yoda


Outra grande vantagem do sistema Eco Dome é que ele permite que a casa reduza o consumo elétrico com calefação, pois a terra é um excelente isolante térmico, deixando a casa fresca no verão e quentinha no inverno. Coberta de neve ela parece um iglu:

O sistema da casa foi criado por Nader Khalili, que foi um arquiteto, lider de ações humanitárias, consultor das Nações Unidas e da NASA. Ele faleceu em 2008.



A Eco dome é apenas um dos vários projetos construtivos similares de Nader. Um dos mais interessantes é uma vila inteira, planejada para ser construída em situação de emergência para atender a desabrigados.O projeto de construção de Nader deverá ser o usado pela NASA para a estação espacial lunar.
E em Caiçara do Rio do Vento sera um Importante passo visando um projeto Turistico na região que com certeza vai trazer o Turismo Internacional para conhecer uma tecnologia de outros tempos, mas que vive até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário