quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Governo reformula programa do Leite no RN


O Governo Rosalba Ciarlini ainda não recebeu do Governo Wilma/Iberê a lista de pessoas beneficiadas com o Programa do Leite. Diante do quadro irregular e de muitas reclamações, o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e da Pesca, Betinho Rosado, determinou que todos os beneficiados no Rio Grande do Norte fossem recadastrados. O coordenador do programa, Rubens Suassuna Carneiro, disse que o trabalho será concluído até o final de 2011. 
Não será um cadastro simples. Vamos seguir à risca o que prevê a Resolução 37, de 9 de novembro de 2009, da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, explica o coordenador Rubens Suassuna, acrescentando que o trabalho será feito em parceria com os municípios. "Inicialmente vamos implantar em 40 municípios e depois nos demais", completa.
O governo Rosalba Ciarlini recebeu o Programa do Leite do Governo Federal com um débito milionário do Governo Wilma/Iberê junto aos 22 fornecedores de leite. Neste ano, foi só para organizar esta produção, processamento e logística de entrega. Mas a parte mais importante destacada pelo novo coordenador do programa do leite é o cadastro dos que vão ser beneficiados com o programa do leite. "Vamos fazer em parceria com os municípios", disse.
Um dos municípios convidados para ser piloto na implantação do novo programa do leite é Caraúbas. O prefeito Ademar Ferreira e a secretária de Assistência Social Josilene Ferreira (Preta), foram convidados no dia 7 deste mês para se reunir no Auditório da Emater, em Natal, com os novos coordenadores. Foram passadas informações como deve ser procedido o cadastramento de famílias, considerando o que está previsto na Resolução 37, do dia 9 de novembro de 2009.
Também caberá ao Município a definição do local ou locais onde será entregue o leite aos beneficiados. Em Caraúbas, segundo Josilene Ferreira, o cadastramento será feito através de uma parceria das secretarias de Assistência Social e a Secretaria Municipal de Políticas do Campo e Meio Ambiente (SPOCAMPO), gerenciada por Sheyla Gurgel. O mesmo procedimento deve ser feito nas outras 39 cidades escolhidas como piloto para recomeçar o programa do leite.
Segundo Rubens Suassuna Carneiro, no próximo dia 16 haverá outra reunião com os secretários dos 40 municípios que serão piloto no novo Programa do Leite. "Nesta reunião vamos fechar a questão. Temos pressa para colocar para funcionar o programa. Logo em seguida vamos começar a segunda etapa, que é levar o programa aos demais municípios do Rio Grande do Norte, de modo que até o final do ano, queremos está com tudo organizado", destaca Rubens Carneiro.

Programa será fiscalizado pela Emater
No novo programa do leite, que passará a vigorar a partir de agora, o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), funcionará como fiscal. "Temos extensionistas da Emater em todos os municípios e eles vão ficar fiscalizando este trabalho junto às prefeituras", diz Rubens Suassuna Carneiro, coordenador estadual do programa.
O cadastro do programa do leite nos municípios não será feito por pessoas indicadas pelo Governo do Estado e sim pelas secretárias definidas pelos prefeitos municipais. No caso de Caraúbas, citado como exemplo, será feito pela Assistência Social e Spocampo. "Vamos trabalhar em parceria porque já estamos mais afinados e o objetivo é o bem de todos", diz Josilene Ferreira.
Com o novo cadastro, o coordenador estadual do programa, Rubens Suassuna Carneiro, acredita que será possível o Governo do Estado e as Prefeituras terem um controle mais preciso do Programa do Leite, que segundo o coordenador é fundamental para garantir a segurança alimentar das famílias carentes dos municípios, especialmente de pequeno porte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário