segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

PMDB recua para não aumentar desgaste de Henrique

DEPUTADO FEDERAL HENRIQUE ALVES E PREFEITO FRANCISCO EDSON BARBOSA,AMBOS DESGASTADOS PELO PMDB.
O Palácio do Planalto não vai comprar uma briga política com o principal aliado da Esplanada nem humilhar publicamente o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves. Mas deixou claro, no episódio envolvendo a demissão do diretor-geral do Departamento Nacional de Obras de Contra as Secas (Dnocs), quem manda nessa relação. Apesar dos gritos de Henrique, o afilhado político dele acabou exonerado.
A presidente Dilma Rousseff deu a ele a prerrogativa de indicar o substituto, o que passa a falsa impressão de prestígio. “O substituto terá de ter um perfil técnico qualificado e um currículo de probidade administrativa. Se ele conseguir encontrar um nome com esse perfil, tudo bem. Senão, Dilma vai colocar um nome que ela própria escolher, como fez em outros momentos”, disse um aliado da presidente.
Enquanto não existe essa definição, a presidente mantém Ramon Flávio Gomes Rodrigues como interino. Essa tática já foi utilizada por Dilma nos Transportes, quando o PR esperneou mas Paulo Sérgio Passos segue no cargo até hoje. E com o próprio PMDB, no caso do Ministério do Turismo, quando a bancada entregou uma lista tríplice para o governo, Dilma não gostou de nenhum nome e sacou da cartola o nome de Gastão Vieira, mais ligado à bancada do Senado do que aos deputados.
As lideranças do PMDB na Câmara entenderam que o momento é desfavorável. A ordem é “baixar a bola” e “recolher as armas” para que o desgaste não se perpetue e torne a situação ainda mais delicada entre os dois lados. Mas o partido sabe que o Planalto não pode arrasar Henrique, já que ele é líder da bancada reeleito por unanimidade e o governo precisa dos votos peemedebistas na Casa. “O Planalto já mostrou quem manda, respondeu o enfrentamento. Não vai querer matá-lo politicamente e deixá-lo acuado”, avalia um peemedebista.
FonteInf.-RobsonPires

Nenhum comentário:

Postar um comentário