terça-feira, 6 de março de 2012

Crime Ambiental: CAERN deixa vazar dejetos sobre a nascente do Rio Ceará-Mirim


Lateral esquerda da passagem molhada no sentido Praça Manoel Januário Cabral

Um dos Rios que está em discussão por entidades ambientais que lutam no Rio Grande do Norte pela sua preservação e conservação esta agonizando em sua nascente. Trata-se do Rio Ceará Mirim, que tem o seu inicio aqui em Lajes.

Nossa reportagem esteve na manhã desta terça-feira, 6, a pedido de populares, para atender a diversas denúncias que tem chegado a nossa redação nos últimos dias. As denúncias dão conta que dejetos estão vazando a mais de quinze dias na nascente do Rio. A denúncia foi comprovada pelas nossas imagens, o local de onde esta saindo os dejetos fica praticamente impossível de ter acesso por ser localizada no meio dos dejetos.



A situação neste posto de coleta e tratamento é difícil desde sua construção, os moradores da área já fizeram muitas denuncias, inclusive para própria CAERN, responsável pelo gerenciamento, sempre acontece dos equipamentos que bombeiam o esgoto ficar quebrado. Os moradores não denunciam apenas o vazamento de dejetos, mas a fedentina insuportável que toma conta da área.

Outro problema também denunciado por moradores é a fedentina na Rua do Cemitério. Estivemos no local e os moradores disseram que esteve uma equipe da CAERN onde fizeram o esgotamento de um dos bueiros, mas, segundo os moradores, a situação sempre fica do mesmo jeito. “Pode voltar aqui no local com mais uns dias que você verá a mesma situação, muita merda jogada pelo esgoto aqui no meio da rua, no meio de nossas casas”, afirma uma das moradoras.

Local ainda com dejetos, nas proximidades do Cemitério Público


A  reportagem do Blog Robson Cabugi ligou nesta manhã para o escritório da CAERN por diversas vezes com o objetivo de ter esclarecimentos desta situação, mas o telefone apenas chama e não é atendido.

A questão é muito séria, a população paga caro pelo serviço de Saneamento Básico no Município, o que deveria ser uma solução para muitos moradores, termina sendo um grande prejuízo para a própria saúde. Além de tudo, a questão ambiental esta em jogo quando testemunhamos tamanho descaso com o Rio Ceará-Mirim. A quem a população deverá pedir para solucionar estes problemas? A Prefeitura de Lajes que também é muito prejudicada pelos péssimos serviços da CAERN, já tentou de várias formas solucionar o que não é de sua responsabilidade, como já informou a Secretaria de Administração. Resta agora ficar esperando pela boa vontade das autoridades, em pelo querer ter conhecimento do real problema.

Da Redação com Imagens de Robson Cabugi

Nenhum comentário:

Postar um comentário