O resultado pior foi obtido nos anos finais do Ensino Fundamental. Em oito estados, mais de 50% dos municípios ficaram abaixo da meta do MEC
O Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira os novos números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, com os resultados de 2011. Em que pese a euforia do ministro Aloizio Mercadante, apressado em vender o estudo como prova de que todos os estados bateram as metas estabelecidas, os números mostram que a educação no Brasil continua lamentável, especialmente a pública. Pelos dados, as notas de mais de 37% das cidades brasileiras nos anos finais do Ensino Fundamental ficaram abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Educação para 2011. Não seria tão mau se não fosse, a tal meta por si só, pífia: em média, o MEC esperava que as redes públicas, ao final da 8ª série, fossem capazes de atingir nota 3,7. Mesmo assim, muitas não conseguiram.
Em oito estados – Amapá, Alagoas, Maranhã, Sergipe, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima e Tocantins - menos de 50% dos municípios atingiram essa nota. No Rio de Janeiro, único estado da região Sudeste nesse grupo, apenas 41,3% das cidades atingiram a meta. Em Roraima, um recorde macabro: nenhum dos 17 municípios foi capaz de chegar aos 3,7. A nota do estado como um todo, 3,6, foi inferior à nota que havia sido registrada pelo Ideb em 2009 – quadro que se repetiu no Amapá, em Alagoas e no Mato Grosso do Sul. Mesmo na região Sul do país, apenas 60% das cidades atingiram a meta.
Melhores municípiosRedeNotas
MG Nova Ponte Municipal 6,8
MG Carvalhopolis Municipal 6,4
MG Carvalhopolis Pública 6,4
RJ Cambuci Pública 6,4
RJ Cambuci Estadual 6,4
SC São José do Cedro Municipal 6,4
SC Treze Tilias Municipal 6,3
MG Raul Soares Municipal 6,2
MG Arapua Estadual 6,2
MG Arapua Pública 6,2
Piores municípiosRedeNotas
RN Lagoa de Pedras Estadual 1.0
RN Pedro Avelino Municipal 1.2
AL Capela Estadual 1.3
AL Murici Estadual 1.3
BA Iraquara Estadual 1.3
RN Pilões Municipal 1.4
SE Barra dos Coqueiros Estadual 1.5
BA Pojuca Estadual 1.5
AL Atalaia Estadual 1.6
AL Monteiropolis Municipal 1.6
AL Monteiropolis Pública 1.6
AL Pão de Açúcar Estadual 1.6
BA Itanagra Estadual 1.6
Início do fundamental - Nos primeiros anos do ensino fundamental, o governo alardeou o fato de todos os estados terem batido a meta do Ideb. As metas batidas, porém, são diferentes para cada estado e, mais uma vez, mostram abismos entre as regiões do país.
Enquanto a região Nordeste precisava atingir a nota média de 3,5; na região Sudeste a meta foi de 5,2. É como se o governo se contentasse em exigir menos das crianças em estados mais pobres, por não acreditar que seriam capazes, ali, de aprender mais.
Destacando a participação individual dos municípios, os dados mostram que 22,3% deles não alcançaram a pontuação esperada. Ao todo, 55,1% das cidades com rede de educação municipal – que no início do ensino fundamental responde por 80% das matrículas do Brasil - tiveram Ideb inferior a 5.
As disparidades regionais se mantêm: enquanto Sergipe tem 80,9% das escolas municipais com notas inferiores a 3,7; em Santa Catarina esse mesmo número não passa de 0,7%. Apenas 674 dos 5.136 municípios do país avaliados conseguiram Ideb igual ou superior a 6, sendo que nenhum deles na região Norte. Onze estão localizados no Nordeste, 25 no Centro-Oeste, 179 no Sul e 459 no Sudeste.
fONTE-dIGO&PROVO
Nenhum comentário:
Postar um comentário