domingo, 25 de novembro de 2012

POLEMICA EM RIACHUELO LEVA PROFESSORES A REFLETIR.


Ainda falando sobre a polêmica batata quente, presente de fim de ano para professores e vereadores, a Administração Municipal, que começará a funcionar a partir de 1º de Janeiro de 2013 terá dificuldades em gerir a coisa pública. Mas por que somente os professores é que teriam, em tese, de apertar o cinto?
Foi discutido na reunião do dia 23 de novembro de 2012, na Câmara Muncipal, que a Máquina Pública apresenta um inchaço de profissionais contratados. Comentou-se que o Município tem cerca de 93 professores para 1483 alunos. isso dá uma média de 1 professor para cada 16 alunos. O problema é que grande parte desse contingente de mestres, no sentido comum do termo, não frequentam as salas de aula. Sobre tal problema, foi dito que a resposta do prefeito atual é de que não pode seQUEIMAR com seu eleitorado, pois tem muitas pessoas contratadas.
E sobre tal impasse a melhor forma, segundo alguns professores presentes, é que se enxugue a máquina, ou seja, que se demita os contratados e se mande os professores concursados ensinar, dar aulas em sala de aula. Atendam a missão para qual foram chamados.

Outra forma, também, de se resolver isso, já que falam que um membro da equipe de transição da Prefeita Eleita, um assessor jurídico presente na reunião, mostrou planilhas enfatizando que, da forma que está prevista na lei, para o gasto com pessoal, vai comprometer, segundo o mesmo, o orçamento municipal. Um vereador presente, comentando sobre referidas planilhas, enfatizou que são números fictícios e que as pastas do FUNDEB não foram apresentadas. As últimas que o Sindicato teve acesso, segundo informações da reunião, foram do mês de abril de 2011 (!).

Solucionaria, de igual modo, o problema, a diminuição dos cargos comissionados; o trabalho dos secretários voluntariamente; a própria prefeita poderia também reduzir seu próprio trabalho, bem como o seu vice e os seus vereadores. já que contam com seis vereadores do lado da situação, os quais farão tudo que for mandado; erradicação do Mensalão (será que o mensalão vai continuar?). Por que mexer somente com a Educação, já que a Educação é prioridade???

O Blog RIACHUELO EM AÇÃO comenta:
Por que faltando apenas um mês para o término do mandato surge essa proposta sem pé nem cabeça de prejudicar toda uma classe tão sofrida como é a classe dos professores? O que será que está acontecendo no orçamento da Prefeitura? Será que não foram os gastos excessivos da campanha que fizeram chegar a esse caos?
Estão tratando a qualificação profissional dos professores como uma coisa sem valor. O professor graduado passa cerca de 04 anos estudando para conquistar o diploma. O especialista, além desses quatro anos, passa mais 18 meses, em média, para obter o título de especialista. Um mestrado leva, em média, dois anos. Doutorado, outros dois anos, para somente receberem remuneração tão insignificante. Quais os rumos da educação Riachuelo quer tomar nos próximos anos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário