terça-feira, 22 de outubro de 2013

A FESTA DO BOI 2013.


 
Chagas da EMATER (Caiçara do Rio do Vento ) com a Governadora Rosalba Ciarlini.


A 51ª edição da Festa do Boi foi aberta oficialmente na noite do sábado (12.10), no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim foi marcada pelo tradicional desfile de animais premiados, na pista de julgamento da Anorc, e pela presença de autoridades, como a governadora do Estado Rosalba Ciarlini, do secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Pesca, Tarcísio Dantas, do presidente da Associação Norte-rio-grandense de Criadores, Marcos Aurélio de Sá, além de representantes de entidades ligadas ao agronegócio e órgãos do Governo do Estado vinculados à Sape, como a Emater-RN e Emparn.

Em seu discurso, a governadora Rosalba Ciarlini reforçou que o povo potiguar, apesar da seca e das dificuldades, está resistindo. Prova disso é que a Festa do Boi pôde se concretizar e, pela primeira vez em sua história, comemora o status do Rio Grande do Norte livre da febre aftosa.

“Quero agradecer à Secretaria da Agricultura, em especial aos técnicos do Idiarn e Emater, e o esforço dos pecuaristas por conseguirmos esse título. Agora, nossa meta é a certificação internacional”. Rosalba citou ainda as várias ações do Governo do Estado para o enfrentamento da seca, ressaltando que durante a Festa do Boi será dada a ordem de serviço para a construção de mais 1.600 barragens subterrâneas, uma ação executada pela Emater-RN através do projeto Segunda Água.

Após a solenidade, ela visitou os estandes do parque, em especial a Fazenda Modelo, uma réplica de um espaço rural, com diversas Unidades Técnicas Demonstrativas (UTDs), expondo, de forma didática, as ações desenvolvidas pelos agricultores familiares em todos os municípios norte-rio-grandenses, como também ações de outras instituições vinculadas à Sape, como a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) e Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado (Idiarn).

O presidente da Anorc, Marcos Aurélio de Sá, acredita ser esta edição da Festa do Boi “o pontapé inicial de um grande programa de recuperação do nosso rebanho” após um período de dois anos consecutivos de seca. O diretor da Anorc espera que o evento apresente um dos melhores resultados econômicos, com a exposição de seis mil animais, sete grandes leilões programados, mais de 200 expositores das regiões nordeste, sul, sudeste e norte do país, sobretudo por o Rio Grande do Norte ter conquistado o status de área livre da aftosa.

Durante a solenidade, foi entregue o título de “Criador do Ano de 2013” ao agropecuarista e ex-presidente da Anorc, Kleber de Carvalho Bezerra, que recebeu das mãos da governadora uma placa em sua homenagem.

“Essa festa é um patrimônio cultural do Rio Grande do Norte e a festa da resistência do povo potiguar à situação inclemente de seca”, disse o secretário da agricultura, Tarcísio Dantas, acrescentando que o estado possui 92% do seu território no semiárido e que apresentou perda de 30% dos animais em decorrência da estiagem, mas que vem se recuperando graças às ações desenvolvidas pelo Governo do Estado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário