segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Riachuelo - 90% de Saneamento Concluido.

Por trás da frieza dos números apontando que apenas 43 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte contam com algum percentual de cobertura de esgotamento sanitário, inclui-se, aí, uma decisão política que, na maioria das vezes, passa pela opinião pessoal dos próprios prefeitos: a de fazer uma obra que eles acreditam ter pouca visibilidade política e  administrativa - “enterrar canos”. Riachuelo é um dos dois municípios do Estado que têm uma faixa de atendimento de esgotamento sanitário entre 95% e 100%, mas o próprio prefeito Paulo Bernardo de Andrade Júnior (PMDB) admite: “Isso é uma coisa que político não gosta de fazer, porque não é visível e não aparece politicamente”. 
Porém, “Júnior Bernardo”, como é mais conhecido o prefeito de Riachuelo, disse que esse não foi o caso daquele município da região do Potengi, onde 90% do saneamento básico foi executado ainda na gestão do ex-prefeito Gonzaga Cavalcante, nos anos 90. De lá pra cá, segundo ele, os prefeitos que o sucederam vinham complementando alguma coisa.




“Júnior Bernardo” explica que a sua meta, neste segundo ano de mandato, é sanear o distrito de Cachoeira do Sapo, beneficiando 230 famílias. Ele disse que Riachuelo, 79 quilômetros a oeste de Natal, foi o único município do Potengi que mais cresceu, segundo o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), passando de 5.760 habitantes em 2000 para uma população de 6.973 pessoas no ano passado, um aumento de 21,% do contingente populacional. A vizinha Caiçara do Rio dos Ventos, lembrou ele, “a população caiu”, foi de 3.282 habitantes para 2.867.
O secretário de Administração de Riachuelo, Remo Basílio, tem a mesma opinião do prefeito, pois apesar de ser uma obra que traz benefícios diretos à população mais carente, existem aquelas pessoas “que são assistencialistas” e cobram mais da prefeitura o pagamento de uma conta de água, de luz ou de botijão de gás.

Fonte.Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário