quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Lendas Urbanas Brasileiras – Senhoras da Boa Morte


Na História sempre houve relações da morte com uma deusa divina, dama misteriosa ou santa. Iremos analisar estes fenômenos abaixo:
Mulher Vestida de Negro Com Foice: Muitos especialistas afirmam que a representação da morte, como vemos nos dias atuais, através da figura de uma mulher branca, com casaco preto e que carrega uma foice é a variação da deusa da morte da Mitologia Celta. O tempo passou e no Catolicismo apareceu até uma Nossa Senhora da Boa Morte.
O Escravo Que Achou a Santa: Reza a lenda que na época do Brasil–Colônia um escravo moribundo saiu da senzala para dar uma volta de barco no rio, com a intenção de morrer feliz. Então ele atirou uma rede ao mar. Mais tarde ele viu que não havia peixes nela, mas uma imagem de uma mulher branca vestida de preto. Naquele instante ele passou mal, orou e exclamou para a estátua: – Senhora, me dê uma boa morte! Após falar estas palavras, este homem faleceu em paz. Alguns dias depois seus colegas acharam o seu corpo junto com a imagem e colocaram a estátua na senzala. Naquela noite o fazendeiro do local sonhou com a mulher da imagem que disse: – Por favor, faça um templo para os escravos e chame esta igreja de Igreja da Boa Morte. Então o patrão obedeceu ao sonho. Irmandade de Nossa Senhora da Boa–Morte: Diz outra lenda que, na época da escravidão, alguns negros fugiram da senzala e resolveram dedicar a sua vida a Deus. Desta maneira fundaram a Irmandade da Boa Morte. Assim eles libertavam escravos das senzalas e levavam com eles os negros que queriam servir a Jesus. Com o fim da escravidão, os brancos que apoiavam o movimento fundaram a Igreja da Boa Morte na Bahia. Hoje existe a festa de Nossa Senhora da Boa Morte que é maravilhosa. Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte em São Paulo: A Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte, em São Paulo, foi construída na Rua do Carmo no século dezenove. Ela foi parada obrigatória aos escravos que eram condenados à forca. No caminho para o ato final, eles paravam para rezar neste templo com a intenção de pedirem uma boa morte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário