sexta-feira, 19 de agosto de 2011

OPERAÇÃO XERIFE: POLÍCIA CIVIL EFETUA A PRISÃO DE 67 PESSOAS E APREENDE 20 MENORES



A Polícia Civil deflagrou mais uma operação nesta quinta-feira (18) com o objetivo de dar cumprimento a mandados de prisão e de busca e apreensão em várias cidades do Rio Grande do Norte. Ao todo 87 pessoas foram detidas na Operação batizada de “Xerife” e dentre elas estão 20 menores de idade.
As prisões aconteceram em diversos municípios como Natal, Parnamirim, Extremoz, Nova Cruz, São Gonçalo do Amarante, Pau dos Ferros, Macau e João Câmara.  A ação foi designada pelo Delegado Geral da Polícia Civil, Fábio Rogério Silva, que convocou os delegados para reunião determinando um levantamento desses mandados em cada delegacia, bem como seu cumprimento.
De acordo com o Coordenador de Operações da Degepol, delegado Ben-Hur Cirino de Medeiros, o alvo principal dessa operação é prender assaltantes, homicidas, traficantes e menores infratores que possuem mandado de prisão em aberto.
Em menos de um mês, a Polícia Civil do Estado efetuou quase duzentas prisões. Na semana passada, a “Operação Conexão”, realizada no município de Caicó com a finalidade de combater o tráfico de drogas, resultou na prisão de 37 pessoas, e, no último dia 26 de julho a “Operação Retorno” prendeu 63 pessoas, dentre elas 17 adolescentes.
HOMENAGEM
O nome da operação foi dado em homenagem ao ex-delegado Maurílio Pinto de Medeiros, que se aposentou no último dia 22 de julho após 47 anos atuando na área policial. “Fiquei muito contente ao saber dessa homenagem nesse momento de despedida. É um grande presente de aniversário que estou recebendo”, disse Maurílio Pinto, que completa mais um ano de vida no próximo dia 24 de agosto.
Considerado um ícone da Segurança Pública do Estado e reconhecido pelo seu trabalho em todo o Rio Grande do Norte, o ex-delegado Maurílio Pinto começou sua carreira na polícia como motorista no ano de 1964 e depois passou a exercer outras funções como a de escrivão e investigador. Em 1975, ele se formou no curso de Direito e após aprovação em concurso público, ingressou na carreira de delegado em maio de 1976. “Foi uma experiência da qual me orgulho bastante”, afirmou Maurílio, quando questionado sobre o tempo em que trabalhou na área.
Antes de assumir sua última função como titular da Delegacia Especializada em Capturas (Decap), Maurílio Pinto passou 21 anos de sua carreira exercendo funções de comando como Chefe de Polícia e coordenando os trabalhos realizados tanto na capital como no interior, ficando conhecido em todo o estado como o “Xerife”.  “Nenhum outro delegado assumiu uma função de chefia durante tanto tempo. É um record nacional”, ressaltou o ex-delegado.

Crédito: Assessoria de Imprensa da Sesed/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário