segunda-feira, 15 de agosto de 2011

SAIBA MAIS SOBRE CAIÇARA DO RIO DO VENTO.



Município no estado do Rio Grande do Norte (Brasil), localizado na microrregião de Angicos. De acordo com o censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano 2000, sua população é de 2.867 habitantes. Em 2005, o mesmo órgão estimou a população em 3.024 hab. Área territorial de 281 km².

Limita-se com os municípios de Jardim de Angicos (norte), Bento Fernandes e Riachuelo (leste), Ruy Barbosa e São Tomé (sul) e Lajes (oeste).


Agricultura de subsistência (feijão e milho), atividades familiares de fruticultura em pequena escala (pinha, caju), horticultura (projeto de horta comunitária); pesquisa e lavra de esmeraldas e outros minérios de menor importância; mas a principal atividade econômica do município corresponde ao comércio varejista.


Pontos Turisticos


Serra da Gameleira, onde podemos encontrar indícios do povoamento pré-colombiano em artes rupestres na gruta conhecida como "Pedra do Letreiro".


História


De acordo com relatos históricos, a região onde hoje se encontra o município de Caiçara do Rio do Vento teve sua ocupação em meados do século XVIII, por volta de 1734, quando a pecuária foi introduzida na região por Manoel Rodrigues Coelho, um rico fazendeiro proprietário da Data Olho d`água da Gameleira que correspondia à toda aquela região. Em 1793, também já se criava gado bovino nas margens do Rio Novo (atual Rio dos Ventos). Caiçara do Rio do Vento comemora seu aniversário em 19 de janeiro data que corresponde à da emancipação política que ocorreu no ano de 1963, quando Caiçara do Rio do Vento se desmembrou políticamente do município de Lages.

2 comentários:

  1. amigo Alfeu, depois te mando a história verdadeira de Caiçara, pois a pessoa que passou esse relato pra você não sabe nada de história desse município, o fundador não tem nada a ver com os pioneiros. um abraço..

    ResponderExcluir
  2. Alfeu, existem poucos relatos confiáveis sobre a história de nossa cidade. A única pesquisa séria e com credibilidade sobre o assunto está no livro Além dos Jardins – História e Genealogia de Jardim de Angicos do escritor João Evangelista Romão.Vale a pena conferir.

    ResponderExcluir