No município de Luís Gomes, um fato inusitado chamou a atenção dos nativos na última quinta-feira, 14. Uma banana quadrigêmea, de 26cm de cumprimento por 16cm de largura e 1,195kg, foi cultivada no quintal da casa de Lupércio de Araújo Castro. Acredita-se que a fruta é uma das maiores já catalogadas no mundo.
Entre os variados tipos de bananas cultivadas em todos os países, há relatos de que existam quase mil espécies de diversos tamanhos espalhadas pelos continentes. Entre os tamanhos já conhecidos, existe a Musa sapientum, a banana-ouro brasileira, que no máximo atinge os 10cm e a até a Musa ingens, uma gigante que cresce nas florestas da Nova Guiné e chega a pesar quase 1 quilo em seus 50 centímetros de comprimento.
Mas talvez nenhuma das já catalogadas pelos estudiosos tenha sido do tamanho da banana cultivada pelo luís-gomense Lupércio de Araújo Castro. Ele relata que esta não é a primeira vez que frutos que brotam no seu quintal viram notícia na pequena cidade do Alto Oeste.
Além da superbanana, Lupércio de Araújo Castro já colheu no mesmo quintal uma manga com 1,990kg, a maior já colhida na cidade de Luís Gomes e uma das maiores já registradas no país.
O fenômeno das frutas gigantes colhidas no quintal do luís-gomense ainda é um mistério. Profissionais da área estudam as explicações para a possível coincidência.
Fonte: O Mossoroense\Giro-RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário