O Sistema de Esgotamento Sanitário da cidade de João Câmara já está em funcionamento. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) opera a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) e a Estação Elevatória que bombeia os efluentes. O setor de fiscalização da gerência de Obras já registrou 2.970 ligações à rede, incluindo residências, órgãos públicos e o mercado municipal. O que equivale a 75% das ligações previstas nesta obra para a cidade. Quando o sistema estiver totalmente interligado vai beneficiar 19 mil habitantes com um investimento de R$ 9,8 milhões. A rede coletora de esgotos tem 23,6 quilômetros e os emissários possuem 1,1 quilômetro de extensão.
A Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) é composta por seis lagoas de estabilização (duas facultativas e quatro de maturação). As lagoas tratam os esgotos biologicamente (por processos naturais, através de algas, bactérias e protozoários), de forma eficiente na remoção da matéria orgânica e oferecem facilidades para operação e manutenção do sistema.
Estão previstas para serem feitas outras 1.100 ligações de esgoto do tipo condominial. A maior parte das residências está sendo atendida pelo sistema nos bairros IPE, Ceac, Centro, Vila Nova e Bela Vista. O sistema condominial de esgotos consiste em ligar a rede de esgotos em cada quarteirão de casas e a ligação ao imóvel normalmente é feito nos quintais das casas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário