segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

COMUNIDADES RURAIS DE CAIÇARA DO RIO DO VENTO SÃO BENEFICIADAS COM BARRAGENS SUBMERSAS.


RETRO ESCAVADEIRA JUNTO AO TÉCNICO DA EMATER CHAGAS PEREIRA NA SERRA DA GAMELEIRA.

A comunidade Serra da Gameleira do município de Caiçara do Rio do Vento, foi beneficiada com 12 barragens submersas. 
Os Agricultores beneficiados ficaram gratos, pois alguns aguardava um beneficio que deveria vir da Prefeitura Municipal , e só chegou para os agricultores que apoiavam o Prefeito na Politica, segundo Sr. Raimundo.

O Nordeste brasileiro, especialmente na sub-região do Sertão, sofre com a escassez de água, pois se encontra numa área dominada pelo clima semi-árido, com índices de chuvas bastante irregulares e mal distribuídas. Esse ano, a região foi castigada com a seca, deixando muitos municípios em estado de calamidade.


SISTEMA PARA CONTER A EVAPORAÇÃO DA AGUA .

A construção de barragens submersas é uma solução para combater a seca e que tem demonstrado uma grande eficiência, em muitos municípios, em parceria com a EMATER-RN (Instituto de Existência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte) têm resolvido os problemas da seca nas regiões semi-áridas.


A vantagem da construção dessas barragens é baixo custo para sua construção e, como a armazenagem de água é no subsolo, não há grande evaporação da água.


Além da Serra da Gameleira  outras comunidades do município também foram beneficiadas. O poder público do Município  nos últimos anos não vem buscando formas de combater ao efeito da seca e arrumar soluções de problemas com a falta de água, que é o nosso bem mais precioso. 
Em Caiçara nunca  ouve  audiências públicas na Câmara municipal de vereadores para discutir o assunto e tentarem buscar de alguma forma o socorro que os agricultores necessitam.



Nenhum comentário:

Postar um comentário