sábado, 19 de fevereiro de 2011

COMBATE A DENGUE EM POÇO BRANCO.



Na última quarta-feira (16/02), a Secretaria Municipal de Saúde de Poço Branco realizou um “Dia D” contra a Dengue. Agentes de Endemias, Agentes de Saúde, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e alguns grupos de jovens de igrejas locais participaram deste crucial evento na luta contra o mosquito transmissor da dengue - uma doença que, mesmo sendo fatal, ainda não foi devidamente entendida por grande parte da população e de alguns Municipios. Para um dos profissionais envolvidos no “Dia D”, Claudionor Cirilo, foram realizadas coletas de materiais em locais de possível reprodução do mosquito, dando maior atenção a visitas a residências, pontos comerciais e algumas ruas. A distribuição de cartilhas e panfletos sobre o tema também foi utilizada, assim como a conversa direta com os moradores à respeito da participação de cada um no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Claudionor enfatiza que: “Infelizmente ainda se encontra residências onde se ver lixo e material apto à procriação do mosquito. A conscientização deve ser geral porque mesmo se minha casa estiver limpa e não produzir o mosquito, se a do meu vizinho não estiver pode produzir mosquitos para infestar um quarteirão inteiro. O trabalho dos Agentes de Endemias e dos Agentes Comunitários de Saúde no nosso município tem sido intenso junto à população para que todos possam colaborar e não deixar que a Dengue chegue até nossa casa e nossa família. Municípios vizinhos a Poço Branco já registraram casos de Dengue e isso é um alerta para todos nós. Se não deixarmos o mosquito procriar, ele não terá como picar uma pessoa doente e vir a contaminar outra. Ainda não há casos em Poço Branco e devemos fazer o possível para que continue assim. Nosso trabalho na área de saúde pode ainda não ser 100%, mas trabalhamos para que o nosso povo possa ser atendido cada vez melhor”.

Esperamos que a Secretaria de Saude de Caiçara do Rio do Vento tome ações como esta como exemplo, para se colocar em pratica o mais breve possivel.

Um comentário:

  1. Caro Editor, a várias matérias que vejo a sua preocupação no sentido de alertar a Secretaria de Saude, para que seja feito um trabalho de prevenção visando a não proliferação do mosquito transmissor da dengue em nosso municipio, até o presente não vejo os movimentos intensos, que desperte e mobilize a população para o grande problema da DENGUE, gostaria de me associar a esta sua preocupação que deve ser de toda sociedade, somando forças para que sejam tomadas sérias providências, afinal não estamos imunes e o momento é crucial, estamos num período de chuvas propício para a procriação dos vetores.
    Então está na hora, prevenir pra não precisar curar...
    Um forte abraço

    ResponderExcluir