sexta-feira, 27 de maio de 2011

ATENÇÃO - A SEGURANÇA ALIMENTAR COMO FATOR DE QUALIDADE DE VIDA

 

Uma das formas de avaliar a qualidade de vida de uma população é através da análise dos dados de saúde.


 A água,o meio-ambiente e os alimentos,quando impróprios,têem influência direta na saúde da população.
Pode-se dizer que toda doença tem um custo econômico e social.

Ao SUS pode demandar desde atendimento médico até  internação hospitalar.Aos pequenos municípios a recorrente " ambulancioterapia ",que consiste em empilhar os pacientes numa ambulância e tocar para hospitais de referência;o que acarreta congestionamento,nos hospitais dos centros maiores.À população,ao trabalhador, o afastamento de suas atividades,econômicas e sociais,determina prejuízo em sua produção.


No Brasil,especialmente nas comunidades interioranas,ainda persiste o hábito em adquirir alimentos de procedência indeterminada.Alimentos sem inspeção,de beira de estrada,de vendedores ambulantes e mesmo de feiras livres.



A aquisição de produtos lácteos,ovos,carnes e embutidos,ainda que examinados cuidadosamente pelo comprador,podem acarretar DTA,Doenças Transmitidas pelos Alimentos e,em conseqüência, sérios problemas ao consumidor.Isto ocorre devido ao desconhecimento da procedência-(a rastreabilidade ainda é incipiente)-processos higiênicos de produção deficientes ,transporte e armazenamento ou exposição inadequados.Este conjunto de fatores desencadeia multiplicação de patógenos,produtores de infecções ou toxinas,que podem causar intoxicações alimentares e,até,causarem óbitos.
A informalidade e a clandestinidade destes alimentos compromete a saude dos consumidores .



 A fim de evitar estes problemas e oferecer segurança alimentar através da inocuidade dos produtos alimentícios de origem animal e vegetal,existem os serviços de inspeção  nas diversas instâncias:federal,estadual e municipal.A partir de 30 de março de 2006,foi regulamentado o SUASA.



O SUASA- Sistema Unico de Atenção à Sanidade Agropecuária,coordenado pelo MAPA- Ministerio da Agricultura Pecuária e Abastecimento,inclui o controle  de atividades de :                 saúde,sanidade,inspeção,fiscalização,educação,vigilância dos animais e vegetais;insumos;produtos e sub-produtos de origem animal e vegetal.



Os sistemas integrantes do SUASA são quatro:
1)Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal ,
    SISBI- POA
2)Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal ,
    SISBI- POV
3)Sistema Brasileiro de Inspeção de Insumos Agrícolas ,
    SISBI- IA
4)Sistema Brasileiro de Inspeção de Insumos Pecuários
    SISBI - IP



A adesão ao SUASA deve ser feita,voluntariamente,por estados e municípios,mediante solicitação,auditorias e reconhecimento da equivalência dos serviços.
O foco é garantir a identidade,a qualidade e segurança higiênico-sanitária de produtos destinados ao consumo humano.


TALVEZ SEJA A HORA DA VIGILANCIA SANITARIA EM CAIÇARA DO RIO DO VENTO  TOMAR MEDIDAS DE INSPEÇÕES, ANTES QUE SEJA TARDE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário