sexta-feira, 5 de agosto de 2011

SECRETÁRIO DE SEGURANÇA GARANTE QUE IMPRENSA TERÁ ACESSO AS INFORMAÇÕES DO ITEP EM TEMPO REAL


Após receber as reclamações da imprensa, de que enfrentava dificuldades para ter acesso às informações no Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) e no Centro Integrado de Operações da Segurança Públicas (Ciosp), o secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha, garantiu que a imprensa terá acesso aos dados do ITEP em tempo real.


Na reunião com representantes da imprensa e da OAB, o secretário voltou a dizer que nunca determinou nenhum tipo de proibição do acesso às informações, e apresentou o site da Sesed (www.defesasocial.rn.gov.br), que está passando por um processo de reformulação, mas que já tem disponível, desde a tarde desta quinta-feira, o botão “CIOSP/Imprensa”, do lado direito da tela, onde estão sendo atualizados, em tempo real, os registros das entradas de cadáveres na sede do Itep, em Natal, que abrange 66 municípios.


A mesma facilitação para acesso será oferecida a Mossoró, dentro de poucos dias, logo que seja solucionado um problema de ligação na linha telefônica, para que se tenha acesso à internet. E, num futuro próximo, a cidade de Caicó, onde também há uma unidade do Itep, receberá a mesma atenção, assim que esteja preparada para receber os equipamentos.Enquanto o site não oferece a atualização das entradas de cadáveres em Mossoró e Caicó, esses dois municípios continuarão deixando os jornalistas informados por meio de boletins impressos, afixados em quadros de aviso, atualizados logo depois de cada registro de óbito, conforme determinou o secretário Aldair da Rocha ao diretor do Itep, Nazareno de Deus.


Sobre as informações do Ciosp, o secretário esclareceu: “Existe uma orientação minha e do comandante geral da PM, coronel Araújo, de deixar um policial em cada unidade, pronto para atender os repórteres. Isso tem acontecido e é para acontecer. O que não podemos é passar, por exemplo, informações de ocorrências em andamento, até por questão de segurança dos próprios jornalistas, mas, repito, não queremos impedir o trabalho de nenhum veículo de comunicação". Reforçou Aldair da Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário