Cerca de 40% das famílias beneficiadas pelo Programa do Leite estão sem receber o produto há cerca de dois meses em Natal, depois da interrupção parcial do fornecimento, devido ao atraso no cronograma de pagamento firmado com o Governo do Estado. O Laticínio São Pedro (CLAN) reduziu a entrega do leite, prejudicando muitas famílias da Zona Norte da cidade, principalmente dos bairros de Pajuçara, Potengi, Nossa Senhora da Apresentação e Redinha.
A reportagem do Diário de Natal esteve ontem na Escola Estadual Leonor Lima, onde constatou a falta de abastecimento do leite. O responsável pelo programa na escola, Erivaldo Lima, mostrou uma freezer em péssimo estado de conservação e confirmou que um total de 145 famílias estão sem receber o litro do leite há cerca de 60 dias. "A única explicação que nos dão é de que o Estado não está pagando e por isso suspenderam o fornecimento", disse ele.
Essa não é a primeira vez que atrasos de pagamento aos fornecedores ameaçam o fornecimento da distribuição do leite. Mas, segundo o coordenador do Programa do Leite do Estado, Rubens Suassuna Carneiro, apenas o laticínio São Pedro (CLAN) deixou de entregar, os demais continuam normalmente. Ele reconheceu que o problema foi devido a débitos do ano passado, referentes aos meses de outubro, novembro e dezembro.
A dívida do Governo do Estado para com os produtores e os laticínios é de R$ 8.109.434,63. Desse total, o Governo do Estado está pagando aos produtores o montante de R$ 4.851.295,12, dividido em três parcelas, as duas primeiras estão quites e a última deverá ser paga até o final deste mês. O Programa do Leite contribui para a melhoria das condições de saúde.
Fonte: Diário de Natal
Nenhum comentário:
Postar um comentário