Dr. Arimateia apresenta estratégia da campanha de vacinação antirrabica
A III Unidade Regional de Saúde Pública(URSAP) lança nesta quinta-feira(10) a Campanha de Vacinação Antirrabica nos 25 municípios da região. O objetivo é criar uma cobertura vacinal contra o vírus rábico vacinando um pouco mais de 63 mil animais entre cães e gatos.
A campanha antirrabica acontece anualmente para prevenir a Raiva no homem e a estratégia é vacinar o cão e o gato, animais que vivem junto com a família e fazem parte da sociedade, mas são transmissores do vírus rábico, que este ano já matou pessoas e animais no RN.
A meta do município de João Câmara é de vacinar 5.101 caes e l.581 gatos num total de 6.682 animais. A campanha acontece em todo o país financiado pelo Ministério da Saúde. No RN começa oficialmente neste dia 10 de novembro e se estenderá até o dia 10 de dezembro.
O Dia “D” da vacinação será 26 de novembro quando o trabalho se concentrará na zona urbana de cada município.
A raiva é também transmitida pelo morcego, sagüi, raposa e ainda por outros mamíferos. A transmissão da raiva pelo morcego cresceu muito nos últimos anos estando muito próximo a transmissão por gatos e cães, salienta o Dr. José de Arimatéia, coordenador da vigilância sanitária da III URSAP.
Nesta terça-feira(8) foi feita uma reunião com todos os representantes dos municípios da região, quando na oportunidade, Dr. Arimateia fez uma ampla explanação da importância da vacina e no final fez a entrega da vacinas, agulhas, seringas e cartazes da campanha aos municípios.
Fonte-Assisilva
Nenhum comentário:
Postar um comentário