Um dos pontos mais enaltecidos durante a reunião da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) com a bancada federal do Rio Grande do Norte em Brasília (DF) para definir as emendas coletivas e individuais ao Orçamento Geral da União (OGU) foi a duplicação da BR-304. Tanto que Rosalba iniciou o encontro solicitando aos parlamentares que analisassem o assunto com atenção. "Já conversei com o governador Cid Gomes e com a bancada do Ceará para fortalecer esse projeto", afirmou. A duplicação da rodovia federal integra o projeto de desenvolvimento turístico e econômico do Estado, além de estar inserida no contexto relacionado à Copa 2014, já que tanto o RN quanto o Ceará sediarão jogos do maior evento esportivo do mundo.
A governadora solicitou que os deputados federais e senadores incluíssem a duplicação BR-304 no Plano Plurianual. "Essa rodovia é importante até para a Copa do Mundo porque vai ligar Natal, Fortaleza e Recife, sedes do mundial", lembrou o deputado Henrique Alves. "É fundamental para o escoamento da nossa produção", completou Rosalba.
Rosalba também apontou como prioridades o Porto de Natal, com a construção de uma ferrovia, o metro de superfície - Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) - para Natal e as Zonas de Processamento de Exportações (ZPEs) que funcionarão nos municípios de Macaíba e Assú, conhecidas como as ZPEs do Sertão.
Segundo a assessoria de imprensa do Governo do Estado, Rosalba Ciarlini, além da ação na BR-304, indicou como proposta para o Orçamento Geral da União do próximo ano a duplicação da RN- 013 - que liga os municípios de Mossoró e Tibau; saneamento básico; recursos para a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Além de obras de infraestrutura para o turismo, a governadora quer recursos alocados no orçamento para divulgação do potencial turístico do Estado. Rosalba Ciarlini pediu para que a bancada não se esquecesse de indicar recursos para os hospitais do Estado.
A reunião da bancada contou com a presença de representantes dos setores de turismo, hospitais, universidades (Ufersa, Uern e UFRN). "Estamos trabalhando por todas essas instituições, mas quero dizer que a Uern está entre as prioridades porque a instituição é mantida pelo Governo", reforçou a governadora.
Rosalba lembrou aos parlamentares que estava fazendo apenas indicações de emendas e afirmou que considerou a primeira reunião importante para as emendas do Rio Grande do Norte. São 18 emendas entre individuais e de bancada, com indicações do Governo do Estado. Na próxima semana, deve haver outra reunião já com a definição de todas as emendas ao OGU.
A governadora acredita no consenso da bancada na indicação de emendas que tenham maiores amplitudes que gerem emprego, renda e desenvolvimento sustentável
Nenhum comentário:
Postar um comentário