terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

DICAS DE COMO SOBREVIVER PERDIDO NA SELVA.


Ter conhecimentos de como sobreviver numa selva aumenta sua segurança psicológica, evitando assim, atitudes de desespero. Em momentos de grande estresse emocional é muito importante substituir o impulso inicial de se desesperar, por manter o equilíbrio da mente. Veja a seguir algumas dicas de como sobreviver na selva.

Os principais passos que você teve tomar são:
1° – Manter a calma. Se você estiver perdido na selva, é importante não entrar em pânico. A calma será essencial em situações como essa.
2° - Encontrar água. É muito importante manter o corpo hidratado, pois aproximadamente 75% do nosso corpo são compostos por água, e sem ela morreremos em aprox. 5 dias. Como conseguir á Água ? Existem várias formas de obter-lá.
A mais indicada é aproveitar a água da chuva que escorre por galhos ou troncos, usando uma folha para dirigi-lá até a boca.


Extraia o líquido do cipó d'água fazendo um corte acima do local que desejar e apertando-o no lugar que pretende ingerir o líquido; Cipó d’água é um parasita de uns 10 centímetros de diâmetro, cor marrom-arroxeada e casca lenhosa, estando pendurado entre a galharia e o solo, em grandes árvores. Bastará corta-ló, primeiro em cima, ou onde mais alto se possa alcançar, e depois em baixo, de modo a ter no mínimo, 1 metro de cipó. Deixa-se que pela parte inferior escorra a água. Pela quantidade que fluir e pela facilidade com que o cipó é encontrado na selva, poder-se-á sempre estar suprido de água.

O bambu também poderá fornecer água, mas não a beba caso seu aspecto esteja sujo; Ás vezes, poderá ser encontrada água no interior dos gomos do bambu, principalmente do velho e amarelado. Pelo barulho, ao ser sacudido, sabe-se da presença ou não de água e, para sua utilização, bastará fazer um furo junto à base dos nós. Na Selva Amazônica, os bambus somente são encontrados em locais que já foram ocupados pelo homem, entretanto em outras localidades encontra-se outras espécies com cores diferenciadas que também possuem água.

A água estocada nas folhas da bromélia podem ser ingeridas.


3° – Encontrar alimentos, nossa energia vem do alimento e sem ele ficamos fracos e não conseguimos pensar com clareza.Como conseguir comida? Muitas plantas e frutas podem ser venenosas, por isso tome cuidado com o que você pega para comer. Algumas dicas:
1°- Alguns frutos comido pelos animais poderá também ser consumido pelo homem. Mas ATENÇÂO( Existem frutos que alguns animais comem e que são tóxicos para humanos!!!) 
2° - Se uma planta não for identificada, outra regra básica é utilizar exclusivamente os brotos, de preferência os subterrâneos, pois serão mais tenros e saborosos.
3° - Não há na área amazônica palmitos tóxicos; todos podem ser consumidos: buriti, bacaba, açaí, patauá. Apresentam-se sempre como prolongamento central do tronco, sendo o seu tamanho proporcional à idade da palmácea.
4° - Os alimentos de origem vegetal estarão sempre na dependência da época do ano e da distribuição geográfica.
5° - Para eliminar a toxidez de alguns vegetais basta ferve-lós durante cinco minutos, realizando a troca de água por duas ou três vezes nesse período. Após isto o vegetal poderá ser consumido. São exceções a esta regra: os cogumelos.
6° - Se o sobrevivente consumir exclusivamente vegetais deverá faze-ló de forma moderada até que seu organismo se acostume à nova dieta.
Lembre-se não consuma vegetais que tenham pelos, gosto amargo ou seiva leitosa. Mantenha todos alimentos fora da vista e se possível bem escondidos, enrolados em folhas e amarrados a troncos de arvore longe do acampamento. Para não atrair animais para onde você esta.

4° – Fazer uma fogueira, a baixa temperatura pode levar o corpo humano a hipotermia e a morte. Cave um buraco e faça uma fogueira. O fogo ajuda a espantar os animais e poderá ser útil para muitas outras ocasiões; para manter os animais a distância - mas não se esqueça de apaga-lá depois, para não provocar incêndios.
5° – Fazer um Abrigo, significa descanso, o bom abrigo nos protege dos predadores, chuva e vento, durante o sono. Já que o sono ajuda a repor as energias.Veja como fazer diferentes abrigos, com diferentes materiais.



Para um abrigo básico contra a luz, tudo o que precisa fazer é distribuir o material de forma que você possa se abrigar dentro dele. Se tiver uma corda, você poderá amarra-lá entre quatro árvores para formar uma cobertura. Você pode estilizar um abrigo ao colocar uma corda no centro do poncho entre duas árvores, e então prender as laterais no solo com madeiras afiadas para criar um formato de A. Outro abrigo em forma de telhado simples pode ser feito amarrando dois cantos opostos do poncho às árvores. A outra extremidade se inclina diagonalmente no chão e pode ser segura com pedaços de madeira ou rochas pesadas.varas e palha.


Essa barraca para uma pessoa é fácil de se construir e oferece um bom abrigo contra os quatro elementos fundamentais
Se você não tiver nenhuma corda, construa uma barraca que comporte uma pessoa com galhos de árvore:
pegue um ramo de árvore bifurcado em Y e prenda-o cerca de 30 cm dentro do solo, com o "Y" apontando para cima;
a viga mestra do telhado é o apoio central do teto e deve ser reta e resistente. Coloque-a do chão até a bifurcação, apoiando-a no "Y".
crie uma estrutura em formato de "A" para a porta da barraca com galhos diagonais em direções opostas um do outro que se encontram na bifurcação;
use videira ou galhos de árvores finos para juntar todos os três pontos de suporte;
crie uma estrutura em forma de costelas com os galhos colocados na diagonal ao longo da viga mestre do telhado, de modo largo o bastante para obter um espaço dentro;
quando terminar de construir a estrutura, coloque a cobertura no topo e prenda-a com madeiras pontiagudas.
Amarre com sipo para ficar mais resistente.


Uma cabana de fragmentos oferece ótima proteção contra o frio
Uma cabana de fragmentos é um abrigo fácil de se construir e oferece uma ótima proteção contra os quatro elementos fundamentais. Para construir uma cabana:
posicione uma viga mestra, aquela que dá a extensão do abrigo, com um lado no chão e o outro no topo de uma base rígida como uma tora de árvore ou um seixo. Você também pode amarra-lá em uma árvore;
pegue mais dois galhos espessos e os coloque diagonalmente no topo da viga mestra e os amarre juntos com uma videira;
use galhos de árvore espessos para alinhar a extensão da viga e criar uma estrutura em forma de costelas. Certifique-se de que ficou larga o bastante para acomoda-ló;
coloque galhos menores cruzados para criar um efeito de treliça;
acrescente fragmentos mais leves como folhas de pinheiro até obter uma espessura de 60 cm: quanto mais espesso for o fragmento, mais proteção ele irá oferecer;
cubra o chão da parte de dentro da estrutura com pinheiro e folhas e bloqueie a entrada com uma rocha ou mais fragmentos.
DICAS EXTRAS:

6° - Cuidados com o corpo?

Cuide bem de qualquer arranhão, queimadura ou picada de inseto para evitar infecções. Mantenha os hábitos de higiene, se possível tomando banho todos os dias. Se não der, mantenha pelo menos as mãos e o rosto limpos. Tome muito cuidado aonde pisa, para que não machuque seus pés. 

7° - Como se orientar?

Em vez de andar à toa, sente-se e tente descansar - concentrando sua atenção em como procurar alimento e água potável. Olhe para os lados e veja se descobre onde está, por onde veio e para onde quer ir. Se tiver uma bússola e um mapa da região, grande parte de seus problemas de orientação estarão resolvidos. Se não, você poderá começar a se deslocar em busca de ajuda, desde que tome as devidas precauções descritas aqui. Nunca ande à noite, mesmo que tenha uma lanterna e consiga enxergar alguma coisa, porque a maioria dos predadores tem hábitos noturnos. É dureza se orientar na mata. No caso de uma floresta equatorial, como a Amazônica, a densidade da vegetação só permitirá que você veja 10 a 30 metros à frente. As copas fechadas das árvores muitas vezes não deixam ver nem o céu. Uma dica é cortar sempre os galhos por onde se passa para marcar o caminho. Outra orientação é seguir cursos d’água, porque eles sempre vão dar num rio maior. Mas, atenção: se estiver na Amazônia, evite entrar na água, para não ser pego de surpresa por um jacaré ou uma cobra.


8° - Cuidados que devem ser tomados.

Para evitar encontros indesejados, olhe bem por onde anda e nunca meta a mão em buracos. Ande sempre com uma vara, cutucando galhos e árvores. O barulho espanta os animais e a vara serve como defesa. Atenção para o lugar onde vai sentar, evitando toras e árvores caídas, esconderijo predileto de serpentes e escorpiões. Sempre sacuda sapatos e roupas antes de vesti-lós. Isso pode livra-ló de uma picada de aranha ou escorpião. Use suas roupas para se proteger dos insetos, especialmente no final do dia, quando estão mais ativos. Evite coçar as picadas, para que não inflamem. Nunca passe perto de uma ninhada, jamais se deixe encontrar entre uma femea e seu filhote.
Para evitar estas situações de risco o mais inteligente é manter os animais afastados de onde você está, uma simples fogueira faz muito bem este serviço. Se bem feitas e bem posicionadas pequenas fogueiras durarão mais. A fumaça da fogueira também pode afastar insetos à sua volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário