terça-feira, 5 de junho de 2012

Alunos de Ruy Barbosa realizam aula de campo


Sobral do Ferreiro Torto - Macaíba

Os alunos do Colégio Municipal Profª Rita Juventina de Souza do 8º Ano B, estiveram realizando uma aula de campo na última sexta-feira, 25 de maio, sob orientação dos Professores: Aluizia Nascimento, Ismael André e Silenildo Lopes, além da Coordenadora Pedagógica, Simone Gonçalves.


Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição - Macaíba

A aula aconteceu com visitas as cidades de Macaíba e Nísia Floresta. Na cidade de Macaíba visitou-se a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, local sagrado e onde estão os restos mortais de Auta de Souza – uma das maiores poetisas do Rio Grande do Norte. Além da Igreja, foi realizado visita ao Sobral e Engenho Ferreiro Torto, local que guarda memórias da época do Brasil Colonial do século XVII.


Na cidade de Nísia Floresta visitou-se a Estação Papary – antiga estação de trem que passava pela cidade, o Baobá – árvore centenária oriunda da África e marco histórico da cidade, o Museu de Nísia Floresta – mulher destemida que lutou pelos os direitos feministas no Brasil no século XIX, Igreja Matriz Nossa Senhora do Ó – remete-se a estrutura das igrejas do período barroco. Por fim, foi visitada a Lagoa do Bonfim.


A aula foi um projeto idealizado pelos os Professores: Aluizia, Ismael, Maria Luiza e Silenildo quando da necessidade dos alunos relacionarem os conteúdos afins trabalhados em sala de aula, nas disciplinas de língua portuguesa, geografia, ciências e historia à realidade local, a percepções do real que lhe aproxime do ideal, ou seja, da vivência cotidiana, faz-se necessário levá-los a ter um contato direto com o meio afim de que possam compreender a interdependência dos componentes ambientais, sociais, culturais, econômicos, linguísticos, valorizando-os e preservando-os.


Igreja Matriz Nossa Senhora do Ó - Nísia Floresta

Os educandos através da motivação, do interesse, da curiosidade, dos questionamentos e da alegria criam condições para que o meio físico e o meio humano constituam-se numa fonte de atividades e descobertas felizes. Toda prática educativa da aula devem ser incorporadas em seus quatro momentos de preparação, ação, prolongamento e comunicação torna-se um aprofundamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário