A In Vitro Clonagem, empresa de genética de Mogi Mirim (SP), acaba de comunicar outro avanço fantástico na área da tecnologia reprodutiva. Como os leitores estão lembrados, foi a In Vitro que produziu o clone do lendário cavalo mangalarga Turbante JO, cuja notícia foi publicada em Globo Rural pela primeira vez há cerca de um mês e que teve uma repercussão estrondosa.
Perla Fleury, médica-veterinária e diretora da In Vitro Clonagem, informa que nasceu anteontem (23), uma potrinha da raça quarto-de milha por uma técnica nunca antes utilizada pela equinocultura brasileira. É a chamada ICSI (Injeção Intracitoplasmatica de Espermatozóide), “usada somente na medicina para produção de bebês de proveta.” A potrinha é filha da égua quarto-de-milha Missin Tammy. “Conseguimos obter óvulos dela após a sua morte. Esses óvulos foram enviados ao nosso laboratório, onde fizemos a ICSI utilizando um único espermatozóide do garanhão Corona Firebal”, relata Perla.
Segundo ela, o espermatozóide foi injetado no óvulo “e resultou na fecundação de um embriãozinho que, após sete dias de cultivo, foi transferido para uma égua receptora (mãe de aluguel).” A veterinária participou de todo o processo. Traduzindo tudo isso, enfatiza Perla: “Acaba de nascer a primeira potra de proveta do Brasil.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário