O Rio Grande do Norte fechou o ano de 2010 com mais de 3,27 milhões de celulares em operação, registrando um avanço de 21,49% sobre o total de 2009 ou 578.520 aparelhos a mais funcionando no período de um ano. A expansão do serviço também levou o RN pela primeira vez ao rol de estados com mais de um celular por habitante.
De acordo com levantamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que foi divulgado ontem mostrando o crescimento do setor não só no estado, mas também no Nordeste e no Brasil, o número de telefones habilitados no mercado potiguar já supera o total de habitantes, estimado em 3.168.133 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Se a quantidade de aparelhos fosse dividida pela população, significaria haver aproximadamente 1,032 números por pessoa. Mas a “façanha” não é exclusividade do RN. Ao todo, 16 estados fecharam 2010 com mais de um aparelho por habitante. No Nordeste, além do RN, apenas Pernambuco se inseriu nesse grupo.
A expansão do setor tem sido estimulada por fatores como o aumento do poder aquisitivo da população, facilidades de pagamento – que permitem ao consumidor dividir o preço do aparelho em 10 ou mais prestações – e campanhas promocionais agressivas por parte das operadoras. A invasão dos aparelhos de “dois chips” no mercado também tem servido de estímulo.
De olho nessa popularização, a disputa por mercado entre as operadoras se mantém acirrada. O cenário de competição entre elas pouco foi, no entanto, alterado no último ano. A Tim manteve a liderança, seguida da Claro, da Oi e da Vivo. Apenas a Tim e a Vivo, porém, aumentaram suas fatias de participação no mercado no período. A primeira, que em 2009 detinha participação de 36,15%, fechou 2010 com mais de 1,22 milhão de aparelhos habilitados e uma fatia de 37,35%. Já a Vivo, aumentou a participação de 2,78% para 3,83%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário