Os Trabalhadores em Educação da rede municipal de Jardim de Angicos deflagraram greve por tempo indeterminado, após realização de uma assembleia da categoria nesta quinta-feira (14).A categoria decidiu pelo movimento grevista para ser iniciado a partir desta sexta, 15.
A decisão foi tomada a partir da compreensão de que o governo aprofunda cada vez mais os ataques à autonomia, arrancando direitos dos trabalhadores.
Pelo simples fato do prefeito não receber a categoria para discutir o assunto, agora, pelos menos 800 alunos ficarão de braços cruzados. Um detalhe é que o calendário letivo municipal já estava atrasado.
Logo após a decisão, um grupo de educadores fez uma passeata pelas ruas da cidade alertando sobre os principais problemas enfrentados na rede de ensino do município.
A concentração começou na frente da escola Francisco Barbosa e terminou em frente à Prefeitura. Lá os profissionais bateram palmas, em comemoração à disposição da categoria, e chamaram pela presença do prefeito, mas ele não apareceu.
A decisão da categoria é só retornar às atividades depois que a prefeitura assinar o acordo de pagar o Piso Nacional dos Professores, corrigir o salário mínimo do FUNDEB 40% e que o calendário de pagamento seja de acordo com a Lei Orgânica do município.
“precisamos receber nosso pagamento porque temos filhos, aluguel e contas para pagar”, alegou uma funcionária. “O valor do meu cartão de crédito está aumentando. Depois, como é que eu vou pagar os juros?”, questionou.
O Coordenador Geral do SINTE/RN, José Teixeira da Silva já comunicou a decisão ao governo municipal numa tentativa de cumprir os requisitos garantidos na legislação e manter a greve na legalidade.
“O município está descumprindo as leis que obrigam o pagamento do piso salarial e o plano de cargos e carreiras, vários reuniões foram marcadas com a administração pública municipal, porém na hora desmarcam”, disse o coordenador.
O sindicato informou que neste período de greve, que não tem data prevista para terminar, estará realizando um cronograma com varias ações na cidade, a fim de conscientizar pais e alunos da rede publica de ensino.
Além dos professores, ASGs e merendeiras, estiveram presentes os vereadores, Francisco Nobre e Alexis Maurício, Membros do Conselho Tutelar e Agentes Comunitários de Saúde.
Neste Domingo (17) O coordenador do SINTE/RN vai comentar na TV ponta Negra, a partir das 9h os motivos que levaram os trabalhadores em educação de Jardim de Angicos a entrar em greve por tempo indeterminado.
Também ficou acertado para esta segunda-feira (25) à partir das 14h30 em frente a Câmara Municipal de Jardim de Angicos mais uma mobilização em prol da educação do município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário