A Polícia Federal divulgou uma pesquisa mostrando o desempenho da instituição em todos os Estados brasileiros em 2011. A PF norte-rio-grandense apresentou um desempenho tímido diante dos outros oito estados que compõem a região Nordeste. Foram 24 prisões em sete operações, o que coloca o Rio Grande do Norte em penúltimo lugar neste quesito. Nessa relação prisão/operações, o Piauí ficou em primeiro e Pernambuco em último. Em número de ações, a PF potiguar ficou em quarto. Alex RégisInvestigação de denúncias envolvendo convênio da Epa foi uma das sete executadas pela PF em 2011
Nessa relação, a Polícia Federal realizou uma média de 3,4 prisões por cada operação realizada no Rio Grande do Norte. Das sete ações executadas em solo potiguar durante 2011, a que apresentou maior volume foi batizada de "Matadores de Aluguel", que resultou na prisão de sete pessoas, todas acusadas de envolvimento no assassinato do jornalista Edinaldo Figueira, morto no dia 15 de junho desse ano, em Serra do Mel. Foram presas pela PF, com ajuda da Polícia Civil do RN, pessoas acusadas da execução, direta e indiretamente, e o mandante. A média de prisões do Piauí, o primeiro neste quesito, foi de quase 15 presos por operação.
O estado da Bahia lidera as estatísticas entre os nordestinos nos quesitos quantidade de pessoas presas e número de atividades realizadas no ano passado. Enquanto o Rio Grande do Norte realizou sete operações, a Bahia colocou em prática quinze, resultando na prisão de 90 pessoas. No entanto, verificando a relação prisão/operações, a Bahia fica bem atrás de outros Estados, ocupando a sexta posição. É que numa única operação, dezenas de pessoas foram presas ao mesmo tempo pela PF em outros Estados nordestinos. É o caso da ação batizada como Geleira, da PF do Piauí, onde 37 foram presos. Em Alagoas, foram 30 prisões na "CID-F".
No Rio Grande do Norte, os meses mais produtivos, segundo a estatística divulgada pelo no site oficial da Polícia Federal, foram setembro e dezembro, com duas operações cada um deles. Diferente de outros Estados, as ações potiguares apresentaram, na maioria dos casos, um número reduzido de recolhidos. A segunda maior, em volume, foi batizada como "Macambira", quando sete foram colocados detrás das grades por tráfico de entorpecentes. A ação foi realizada na região Seridó do RN, com apoio da PF da Paraíba, onde três foram presos. Os outros quatro foram no RN.
Fonte; TN
Nenhum comentário:
Postar um comentário