domingo, 1 de abril de 2012

VARIOS CASOS JÁ CONFIRMADOS DE DENGUE EM CAIÇARA DO RIO DO VENTO.



Apesar de nenhuma Informação ser passada ao Conselho de Saúde, informações chegam a este Editor que em Caiçara do Rio do Vento chegamos a quase uma dezena de casos somente este ano, deixando os Caiçarenses bem informados aflitos.
Temos casos de criança de apenas 01 e meio de idade que esta com dengue, e idoso da Zona Rural também.
O que chama a atenção é esta Informação esta sendo omitida e não  repassada a quem deveria realmente estar ciente dos casos de dengue no Município.
Infelizmente a  coordenação do combate a Dengue em Caiçara do Rio do Vento esta pecando por não atender as expectativas da População.
 O  trabalho que deveria ser continuo do setor de endemias do município em combater a dengue, esta apenas fazendo o minimo de trabalho preventivo, já que a Coordenação não desenvolve mais nenhum tipo de atividade para direcionar o combate a Dengue .
 Não houve quase  trabalhos  realizados esse ano que desde o dia 2 de janeiro começou o primeiro ciclo anual de combate ao mosquito transmissor da dengue na região,e esse ciclo já foi terminado em muitos Municípios enquanto o  ciclo em Caiçara vai iniciar com o foco do mosquito Aedes Aegypty encontrado em alguns lugares.
 O fator primordial para o alto índice de focos encontrados não está em um trabalho bem realizado pelos agentes, mas Tambem  a participação da população que tem um papel determinante no combate a dengue,mas em contrapartida o Poder Executivo e a Coordenação de Saúde não vem fazendo um papel fundamental no desenvolvimento de ações.
 Existe  a iniciativa da população em colocar piabas nos taques e toneis de suas casas o que diminui e muito a proliferação do mosquito já que o peixe é o principal predador das larvas.
 A cada ano é realizado seis ciclos que é uma orientação do ministério da saúde e da secretaria estadual de saúde.È claro que a cidade precisa de um pouco mais de recursos do estado e do ministério da saúde tendo em vista o crescimento da cidade e do pessoal e dos recursos não terem acompanhado o crescimento do município.
Por fim este Diário convoca a população a continuar na luta contra o mosquito para que juntos possa fazer de Caiçara do Rio do Vento poder um dia ser a cidade com índice zero de infestação.

2 comentários:

  1. A população Caiçarense agora está sofrendo com a má conduta dos poderes Caiçarense. E também com os responsáveis na área. O medo de contrair a doença é muito grande entre a população. O índice é muito alto. A cada hora chega um novo caso da doença no hospital da cidade. Que Deus Grande abençoe para não aver nenhum caso sem volta. Daí a responsabilidade é de quem deveria ter responsabilidade. A tempos não viam esse tipo de infestação em Caiçara. E porque isso está acontecendo? Existe culpados!

    ResponderExcluir
  2. Responsáveis se voltem ao seu trabalho, o executen como deve, pare e veja que a sua responsabilidade é vista por todo o municípil. Parabéns Editor por suas matérias elas só mostram a realidade dessa cidade amada por tantos. Esse ano a população Caiçarence terá a chance de mudar essa realidade. E que o novo governo venha com determinação para fazer valer o nosso voto. Que mude sempre para melhor, que os erros o ajudem a acertar.

    ResponderExcluir