A entrevista com a prefeita Mara, no Programa Destaque Político, foi um sucesso. O apresentador Silvério Alves iniciou destacando a vitória expressiva da prefeita nas eleições passadas. E disse que a mesma fizesse um balanço dos duzentos dias de governo.
A prefeita falou que tem uma grande responsabilidade como gestora, já que teve a aprovação do povo em sua maioria, procurando, contudo, governar para todos os riachuelenses.
O primeira pergunta foi sobre a Saúde. A jovem prefeita informou que a Saúde é um problema nacional. A nível de estado, no RN estamos enfrentando uma greve no setor, já há alguns dias, mas que tais problemas não a desanimaram no intuito de lutar para que os riachuelenses tenham uma saúde de qualidade. Que, no início, nomeou uma secretária de Saúde para alavancar a gestão, não tendo essa experiência dado certo e que, prontamente, colocou outra pessoa no lugar, para que o trabalho continuasse. Informou que no município tem médicos de segunda a sexta-feira, e que está se programando, se articulando, para que o município também tenha assistência médica aos finais de semana. Enfim, está sempre lutando, incansavelmente, para que a saúde de Riachuelo corresponda às expectativas do povo. Informou, porém, que o município tem apenas uma Unidade Básica de Saúde, não é um Hospital, de urgência e emergência, que existe essa dificuldade. Que vão ser construídas mais duas unidades, uma nas FURNAS e outra no Arisco. Que é responsabilidade dos governos federal e estadual a concessão de exames de média e alta complexidade, ficando para os município os exames de baixa complexidade, de atenção básica.
Que em Cachoeira do Sapo, está sendo feito o saneamento básico naquele distrito. Que graças a Deus, conseguiu um recurso de dois milhões de reais, em Brasília/DF, onde esteve em maio desse ano. Que Riachuelo já tem saneamento básico, feito no governo do seu pai, o saudoso Gonzaga Cavalcanti, mas que a cidade cresceu e que outros locais precisam de saneamento, como vem fazendo.
Quanto à educação, nesse curto período conseguiu aumentar o número de alunos na rede pública. Que todos os estudantes receberam fardamento e material escolar; que fiscaliza diretamente, de surpresa, a merenda oferecida nas escolas, que sabe o quanto é prioritária a área da Educação, pois sem ela não existe desenvolvimento.
Falou, também, do imenso período de seca que o município vivenciou, e que, desde o momento que assumiu o cargo, teve como preocupação a zona rural, e já conseguiram a cessão de 100 % do corte de terra; poços tubulares, vacinação de gado bovino, contra a febre aftosa. Que, por ser uma pessoa filha de um homem do campo, motivo que muito se orgulha e, particularmente, conhece as dificuldades desse público, e sempre estará atenta aos seus problemas, procurando encontrar soluções.
Quanto à Ação Social, uma das áreas de muita importância. Que vão construir cerca de trezentas casas, sendo dado início a cerca de quarenta. Que pretendem construir cerca de quinhentas casas. Que conseguiu uma Caixa D’água para o bairro Nossa Senhora da Coonceição, uma antiga reivindicação popular.
Que estão para chegar na cidade duas fábricas para geração de empregos, a Herbus e Croquinox, tendo previsão para a Herbus iniciar em 15 de setembro. Que essas fábricas irão gerar cerca de noventa empregos para a cidade.
Foi perguntada pelo apresentador sobre o nepotismo. Respondeu que houve uma denúncia de uma vereadora da oposição. Que em relação à ela gestora, a Lei do Nepotismo não lhe atingia diretamente porque seus parentes diretos nomeados para cargos políticos não estavam inclusos na restrição da lei. Porém, em Riachuelo, por ser uma cidade pequena, onde quase todo mundo é parente, essa lei atingiu muitos cargos importantes, de pessoas batalhadoras, que estavam trabalhando muito bem por Riachuelo, mas que infelizmente, por se enquadrar no nepotismo, tiveram que sair.
Foi perguntado pelo apresentador, sobre o grupo político, que ele como repórter não poderia deixar de fazer esta pergunta. A prefeita respondeu que está tudo bem, que não tem tempo de pensar em questões políticas futuras, porque, no atual momento, a sua preocupação é em fazer uma Administração eficiente, voltada para o povo, que hoje é a prefeita de toda a população de Riachuelo, sem distinção de cor, raça, partido, religião, ideologias. Que tem como meta o desenvolvimento pleno do Município. Que promove uma luta incansável com o objetivo de fazer a cidade progredir, de oferecer melhor qualidade de vida.
Encerrando, em suas palavras finais, agradeceu o espaço cedido pela rádio, informando quenesse ano terá na cidade o Desfile de Sete de Setembro e que também irá realizar a festa de Emancipação Política do Município, que a data não vai passar despercebida. Agradeceu aos seus secretários e a todos que, direta ou indiretamente, estão lhe ajudando no firme propósito da fazer uma Administração voltada para toda a coletividade.
Estiveram acompanhando a prefeita Mara Cavalcanti, nos estúdios da Rádio Potengi, a Secretária de Ação Social, Marineves Cavalcanti; o Secretário de Finanças, Hamurab Avelino; o Secretário de Agricultura, Herick Machado; o assessor especial, Romeu e a blogueira, Adriana Nascimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário