
Com a liberação da visitação controlada pelo IPHAN aos Sítios Arqueológicos de Carnaúba dos Dantas a Secretaria de Turismo vem acompanhando e orientando os turistas, estudantes, pesquisadores e curiosos da importância de manter os registros longe do contato direto com os painéis.
Por isso, a importância que foi a construção das passarelas pelo IPHAN, hoje sob a responsabilidade da prefeitura municipal.
Neste domingo (24), Jipeiros de Fortaleza e Natal estiveram no município e visitaram o Sítio Arqueológico Xique-Xique I onde ficaram encantados com a preservação e conservação das pinturas, como também da forma sustentável com que a prefeitura vem conduzindo o turismo, onde todos ganham com as visitas, desde o guia, os proprietário Sr. Deca Marinheiro e Vaco (Edivaldo Carvalho) e por que não o futuro de toda a comunidade, pois o turismo gera empregos e renda.A intenção do IPHAN não é isolar os sítios da população, pelo contrário, é estimular a sua visitação ordenada, pois se entende que é a partir disso que se constrói uma consciência da sua preservação.
Gostei da matéria sobre os sitios arquelogicos de Carnauba dos Dantas, está da hora de valorizarmos nossa terra. Caiçara tem sim seus sitios arqueologicos: Pedra do Letreiro na Gameleira e Letreiros do Boqueirão no Rio Novo são exemplos disto. Além disto diversos artefatos pre-históricos são encontrados no municipio. Vamos nos unir e divulgar nossa história e nosso valor.
ResponderExcluirprincipalmente na serra da gameleira , ja ouvi dizer que la ja foi local de muitas pesquisas anos atraz e que é um lugar de muitas historias a serem desvendadas.é imprecionante ouvir o povo daquele lugar contar historias do seu passado , a cultura e acolhimento deles m fascina, alias acho que os historiadores ou ate mesmo as escolas da cidade deveriam fazer trabalhos que resgatassem e documentassem o passado historico dessa cidade e de suas fazendas.
ResponderExcluir