quarta-feira, 27 de abril de 2011

Turistas visitam Sítios Arqueológicos de Carnaúba dos Dantas


Com a liberação da visitação controlada pelo IPHAN aos Sítios Arqueológicos de Carnaúba dos Dantas a Secretaria de Turismo vem acompanhando e orientando os turistas, estudantes, pesquisadores e curiosos da importância de manter os registros longe do contato direto com os painéis.
Por isso, a importância que foi a construção das passarelas pelo IPHAN, hoje sob a responsabilidade da prefeitura municipal.
Neste domingo (24), Jipeiros de Fortaleza e Natal estiveram no município e visitaram o Sítio Arqueológico Xique-Xique I onde ficaram encantados com a preservação e conservação das pinturas, como também da forma sustentável com que a prefeitura vem conduzindo o turismo, onde todos ganham com as visitas, desde o guia, os proprietário Sr. Deca Marinheiro e Vaco (Edivaldo Carvalho) e por que não o futuro de toda a comunidade, pois o turismo gera empregos e renda.
A intenção do IPHAN não é isolar os sítios da população, pelo contrário, é estimular a sua visitação ordenada, pois se entende que é a partir disso que se constrói uma consciência da sua preservação.

2 comentários:

  1. Gostei da matéria sobre os sitios arquelogicos de Carnauba dos Dantas, está da hora de valorizarmos nossa terra. Caiçara tem sim seus sitios arqueologicos: Pedra do Letreiro na Gameleira e Letreiros do Boqueirão no Rio Novo são exemplos disto. Além disto diversos artefatos pre-históricos são encontrados no municipio. Vamos nos unir e divulgar nossa história e nosso valor.

    ResponderExcluir
  2. principalmente na serra da gameleira , ja ouvi dizer que la ja foi local de muitas pesquisas anos atraz e que é um lugar de muitas historias a serem desvendadas.é imprecionante ouvir o povo daquele lugar contar historias do seu passado , a cultura e acolhimento deles m fascina, alias acho que os historiadores ou ate mesmo as escolas da cidade deveriam fazer trabalhos que resgatassem e documentassem o passado historico dessa cidade e de suas fazendas.

    ResponderExcluir