quarta-feira, 8 de junho de 2011

PROJÉTO CRAQUE CIDADÃO A TODO VAPOR EM CAIÇARA DO RIO DO VENTO.


 

 Um dos objetivos do projeto Craque Cidadão é conscientizar crianças e adolescentes da importância da educação escolar. Além de treinar os meninos para serem bons jogadores de futebol, o coordenador  do projeto Sérgio Ricardo Lima de Lira e seus colaboradores também enfatizam a importância dos (e nos) estudos.

Lira ressalta que uma das condições para participar do projeto é estar matriculado na escola. Ele diz que nesse aspecto o projeto funciona como um estímulo para seus participantes além de alertá-los para a importância em dar continuidade aos seus estudos.
O coordenador conta também que no início do “Craque Cidadão”, ele fazia um acompanhamento no rendimento escolar dos meninos, através de seus boletins escolares. Agora, confessa que não tem mais feito isso, mas exige que todos estejam estudando. “Damos orientação antes de começarem os treinos. Assim, do ponto de vista psicológico, aprendem a ter mais determinação, persistência e também a trabalhar em equipe”, ressalta o coordenador.

O colaborador no treinamento dos meninos afirma que “as experiências adquiridas nos treinos podem ser levados para o dia-a-dia. Aprendem a ter mais respeito e tolerância com os seus colegas”. O estudante conta que o contato com os pais desses meninos é difícil. Porém, encontraram uma solução.
Segundo Sérgio Lira, eles estão providenciando carteirinhas para os participantes do projeto para que haja uma maior aproximação com seus responsáveis de educação. “Dessa forma poderemos saber os reais motivos que os trazem aos treinos. Se passam dificuldades na escola, se passam por violência em casa, ou até mesmo dificuldades financeiras”, ressalta.

João Barbosa colaborador voluntário, diz que o futebol influência na formação escolar dos meninos porque quem não estuda não pode participar do projeto. “Tem que influenciar senão não joga. A condição para fazer parte do Craque Cidadão é tirar boas notas”, afirma.
Gustavo da Silva Cunha, 14, participante do projeto, conta que chegou uma época em que teve que optar entre jogar futebol ou estudar. “Jogava muito bem. Mas decidi continuar meus estudos. Agora que completei a quinta  série resolvi voltar aos treinos de futebol”, explica. Hoje, com a Quinta  série completa, o jovem conta que pretende seguir carreira no futebol. “Quando se quer uma coisa, temos que focar naquilo. Cada treino para mim é um jogo. Levo a sério”, diz.
Já outro menino,João Paulo, 9, conta que gosta de futebol mas que também é preciso pensar em seu futuro. “Aqui aprendo a ter mais disciplina para estudar. Depois que comecei a treinar minhas notas melhoraram muito”, explica.
O Diário Caiçarense deixa aqui a parabenização a este apoio no Esporte Caiçarense, retirando estes meninos das Ruas de Caiçara e dando apoio neste esporte que é tão solicitado pela nossa comunidade.
Parabenizo tambem ao Colaborador João Barbosa, que em parceria com a prefeitura vem fazendo um grande esforço para manter este Projéto em nosso Municipio.

5 comentários:

  1. Alfeu ficamos felizes por ver tantos blogs de caiçara do rio dos ventos no momento.
    Agora por caridade mande este jornalista analfabeto aprender a escrever portugues para depois começar a editar seus pensamentos.
    o povo vai achar que em caiçara só tem analfabeto.ajude o rapaz por caridade meu amigo.

    ResponderExcluir
  2. ola amigo alfeu como e importante o seu blog pos atraves dele a nossa cidade estar cada ves mas informada,vou falar do projeto crak cidadaõ para o jovem que quer ter melhor desenpenho e muito mas preparaçaõ no esporte o projeto e o caminho estamos com um dos melhores treinador de base do RN; hoje ja treina em natal na escola de moura tres jovens (johnathan,rivaldo e mocõ)o projeto e de grande importancia para os jovens e adolecentes caiçarense.

    ResponderExcluir
  3. oi amigo anonimo! so agora vi se cometario sobre aminha reflexao que serviu de defesa pro amigo alfeu. so titulo de analfa confeço que so. mais vc nao vai me ver envolvido com corrupçao, esterionatari. ou melho como passado de cheque sem fundo prinçipamente de orgo puplico EX;camara muniçiapal. sou anafabeto sou. so nao do corbertura a corruptos porque sou vitima dele si aqui nao tivese corrupiçao.com certesa vc nao min chamava de analfabeto poque conçertesa eu teria um boa oportunidade de se educado e nao levaria o nome de analfabeto.como levei de vc eu so humilde e comfeço que sou analfabeto. coisa que vc esta preucupado di mais. porque que vc nao si preucupa com politicos corruptos que tenta impinotisa dotos tirando atençao do povo. vc sera que nao e um deles ou sera que eu atirei na pessoa certa no papagaio. eu a cho que vc tem que si preucupa com a imagem de caiçara. hoje na internete e de paraiso da corrupiçao. em todo mundo hoje devido apopularidade do diario caiçarense. eu acho que vc devi ter mais coisa pra si preucupa em veis de educaçao e outra tenho apenas 17 anos. a inda posso vira o jogo. eu quem sabe se superio avc. proçimo ano eu voto com certesa vou vota em pessoas so nao igual avc mais que vai trase progresso e ducaçao pra minha cidade. cabando com vc e seu crupo de corrupitores. lembraça pra teus amigo tiririca eudorico. tico teco. tg porque com certesa vc combina muinto bem com eles.

    ResponderExcluir
  4. chaguinha vc e o cara! reconheso que vc mundo o poder equisitivo da agricutura do do nosso muniçipio. vai fica na historia do nosso muniçipio. os agricutores que trabalha. agora tem seu meio de vida finançeiramente estabelisado a ter carro ja comprarao com seu trabalho valeu amigo e a sim que aconomia do brasil fonçiona que e atraveis da agricutura. so nao coloque tiririca pra ser o secretario de finaçia. e eudorico com a arrogançia dele acabaria com sua popularidade com os agricutores. fuuuui!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. bestafera e isso. ja votei ate da uma dor no dedo. ja coloquei todos colega la do cemiterio. pra vota e o diabo desses arara nao baixa. e so subindo; sera que e porque tao falando que o diabo desse felipao vai volta dinovo e vai se bandeira vernelha. com o tal majo. a infeliz das costa ouca

    ResponderExcluir