sábado, 18 de fevereiro de 2012

SERRA DA GAMELEIRA VIRA ROTEIRO DE MOUNTAIN BIKE NO RIO GRANDE DO NORTE

Da esquerda para a direita: Enilson, Hugo, Ismar, Armando, Décio, Daril, Nelson, Mulatinho, Ewerton, Sérgio, Sheyla, Luciano e Dogival

Favorecidos pelo feriado prolongado da Semana Santa, fomos à Serra da Gameleira com um grupo de amigos. Éramos treze participantes na aventura de subir a Serra. Na hora marcada, saímos de Natal rumo à cidade de Riachuelo, localizada a 80 Km da capital Potiguar pela BR 304. Lá, estava o amigo Décio, morador da cidade de Rui Barbosa, para recepcionar-mos no local escolhido para a saída e chegada do percurso.

Estrada de terra entre as cidades de Riachuelo e Rui Barbosa
Saímos da cidade de Riachuelo às oito horas da manhã rumo à cidade de Rui Barbosa, localizada
 a 17 km. Seguimos por uma boa estrada de terra e de belo visual. Com pouco mais de 3.500 habitantes, Rui Barbosa é uma cidade pacata e de povo acolhedor.

Belo visual: sentido Riachuelo - Rui Barbosa
Após os primeiros 17 km do percurso, já aquecidos, nos preparamos para subir a Serra da Gameleira. O local escolhido para iniciarmos o desafio foi a Trilha da Fantainha, com 1,5 Km de extensão e com um desnível de 150 metros de altura entre sua base e seu topo, considero uma das mais difíceis subidas de Mountain Bike do RN. Alguns trechos da subida da trilha estão pavimentados, mas, posso garantir que o nível de dificuldade é alto. Em outras oportunidades já tinha subido quando ainda era em terra todo seu percurso. É desafiador alcançar seu topo pedalando.
um dos trechos pavimentados na subida da trilha da fantainha
Depois de todos terem vencido a subida da Trilha da Fantainha, seguimos para a localidade de Acauã. Apenas uma rua pavimentada e algumas poucas casas caracterizam o lugar. Paramos para que  pudéssemos repor água e seguir até o topo da Serra.
Trecho entre a subida da Trilha da Fantainha e a localidade Acauã
parada para repor água: Acauã
localidade de Acauã
De Acauã para o topo da Serra da Gameleira são 6 Km por estradas de terra com muitas pedras soltas e cascalho. Com a quantidade de chuvas que vêm caindo na região, todo o terreno fica bastante acidentado, o que faz com que tenhamos mais cuidado e atenção na condução da bicicleta. Com 420 metros de altura em relação ao nível do mar, o visual de cima da Serra da Gameleira é fantástico. Todos foram unânimes em reconhecer que todo o esforço para estarmos lá em cima tinha sido recompensado. Um belo visual, clima agradável, muito verde e pinha (ata ou fruta do conde)....Muitas pinhas em cima da Serra e lógico, um tempo para saborear essa saborosa fruta.
Vista de cima da Serra da Gameleira
Em cima da Serra - da esquerda para a direita: Ewerton, Décio e Sérgio
Eu e o amigo Ismar (Ciclo Magazine) : pausa para saborear uma Pinha
Como tínhamos, até agora, somente subido....já estava mais do que na hora de começarmos a descer. A topografia da Serra da Gameleira é muito acidentada, mesmo assim, tivemos aproximadamente 14 km de descidas até chegarmos ao lugarejo Castro, pequena vila de moradores no pé da Serra, e retornarmos para a cidade de Rui Barbosa.
Mountain Bike na  Serra da Gameleira
Sentido lugarejo Castro, no pé da Serra da Gameleira

Topografia da Serra da Gameleira -  no detalhe, subida da trilha da Fantainha
Ao final, foram 68 Km de uma excelente trilha, principalmente porque acompanhada por um grupo de amigos que estavam satisfeitos pelo trajeto escolhido. Grato a todos que participaram e, principalmente, ao amigo Ismar (Ciclo Magazine), exemplo de saúde e vitalidade

Matéria feita por amigos do Pedal.

Um comentário:

  1. O Diário Caiçarense manda um grande abraço a Gygliany que é uma leitora assidua de nosso diário e que se encontra morando no Macapá, mas que todos os dias fica sabendo um pouco mais de Caiçara do Rio do Vento.

    ResponderExcluir