sábado, 15 de outubro de 2011

CAIÇARA DO RIO DO VENTO , MINHA CAIÇARA ! ! !

Caiçara do Rio dos Ventos, no Rio Grande do Norte, é uma cidadezinha linda, com um povo maravilhoso e acolhedor, nos limites que a organização social brasileira lhe permitiu, historicamente. Nosso íindios foram trucidados, nossa gente, secularmente sugada em suas energias até a medula e nossas mulheres, jovens e crianças, poucas chances tiveram de mostrar seu valor. Mas novos tempos se avizinham e todos os registros são necessários, pois há em cada família desse pedacinho de Brasil, uma malha de heróis da resistência humana aos desafios sociais e naturais, a quem devemos uma eterna reverência. Por isso trabalhamos com crianças…

“O Homem vive em função de um melhor Homem” (Jean-Luc Godard)

Neste Dia da Criança, 12 de outubro de 2011, quarta-feira, muitos adultos de nossa cidade resolveram não trabalhar por 5 (cinco) dias seguidos, ou porque andam muito cansados, extenuados por mais de 300 anos de desigualdade social, ou porque acham que “estão bem” e se há “quem esteja mal”, é porque Deus quiz assim… E quando tanto se alardeia ações voltadas para a proteção de nossas crianças, essa quarta-feira quase repetiu a quarta-feira-de-cinzas, sem nenhuma atividade para as crianças na Cidade, enquanto nosso Conselho dos Direitos da Criança e da Adolescência (CMDCA), do qual nossa Associação faz parte, sequer consegue se reunir…

Na Associação, estamos no terceiro ano, desde que transformamos um tanque com água de “sapos”, em espaço de recreação comunitária… Sabem bem as pessoas de boa-fé de nossa comunidade, a que preço e com que obstáculos. Mas nada apagará os sorrisos que sorrimos juntos, nesse mais um dia de experiência social, onde está estampado o quanto seria bom se tivéssemos recebido ajuda. Por isso, agradecendo às famílias e às crianças que sempre estiveram conosco dividindo o espaço de nossa explícita pobreza, não temos mais como controlar e sufocar uma autêntica manifestação de convivência fortalecedora, destinada, APENAS, a ouvidos que não ouvem… A esses não-ouvidos, dizemos:

Obrigado por nos renegar…
"Eu quisera ser tão claro, que ao dizer: Já, todos soubessem o que haveriam de fazer..." (Geir Campos)

Renegados, começamos a desenvolver a consciência de seres sociais com capacidade crítica para diferenciar a verdade da mentira, a igualdade da desigualdade, a sinceridade da hipocrisia…

Obrigado por ser ausente…
"Infelicidade é questão de prefixo..." (Guimarães Rosa)

Pois nos incontáveis dias de sua omissão, estivemos livres para trabalhar o Homem no nível em que você não o percebe; pudemos mostrar, principalmente para as crianças, que há exemplos de mobilidade e ação a seguir, sem ter a inércia, o marasmo e a pobreza de espírito por perto…

Obrigado por destilar maldade longe de nós…

"Não cora o sabre de ombrear-se ao livro, nem cora o livro de chamá-lo irmão..." (Castro Alves)

Ainda que oprimindo famílias carentes com perseguições e tutela, ou constrangendo crianças para não se misturarem com nossa pobreza, esse veneno represado em seus domínios, livra-nos de todo o Mal…

E obrigado por ser Mortal…

"Não se entra duas vezes no mesmo rio..." (Heráclito)

Pois a finitude é, definitivamente, menor que o infinito; e as mudanças se sucederão, inexoravelmente, apesar de você; pois não há força capaz de segurar o movimento avassalador dessas “perninhas” conduzidas pela irrequieta ação humana de renovar sempre, sempre, sempre….

Fonte-Adecarve

2 comentários:

  1. Palavras Sabias meu amigo Marcio, pois ja dizia meu avô que não há mal que sempre dure, nem bem que nunca se acabe.
    Sua Filosofia expressa a vida dos Caiçarenses neste atual momento, em que muita coisa anda acontecendo, e uma delas é o despertar deste povo que sofre calado, mas que sabe que seu dia esta por vir.
    Agradeço em nome de muitos lideres o que o Senhor vem fazendo por nossas crianças, mostrando que há sempre uma luz no fim do tunel, para que no futuro, outros lideres não usem de perseguição, autoritarismo e prepotencia.
    Conte com meu humilde apoio sempre, e deste meio de comunicação que esta disponivel 24 horas para sua causa nobre.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Dr. Marcio , é com prazer que escrevo estas poucas palavras também o parabenizando pela sua persistência de aguentar um pequeno grupo lutando para tira-lo de algo que só trás o bem aos caiçarenses. Sabemos de sua luta, e de que estes poderosos são capazes. mas também sabemos que nada do que eles façam pode abalar suas estruturas, já que o amigo é um "caba " macho, e que meia duzia de ações jamais vão colocar abaixo a sua intenção.
    Hoje estas crianças conseguem entender o que se passa no poder, e sabe o que é certo e errado melhor que muitos adultos.
    fica aqui um grande abraço, e conte com todos que continuam a sua volta, não pelo dinheiro ou poder, mas pela alegria e oportunidade de poder ajudar o próximo .

    ResponderExcluir