ENTREVISTA RIACHUELO EM AÇÃO.
A nova Administração de Riachuelo, tendo à frente a prefeita Mara Lourdes Cavalcanti, primeira mulher a se eleger prefeita do município, com maioria esmagadora acima do segundo colocado (com 3299 votos, maioria de 1426) completou pouco mais de sete meses de governo e muitas realizações. A prefeita, gentilmente, recebeu, mais uma vez, o blog Riachuelo em Ação em seu gabinete, e nos concedeu a seguinte entrevista:
1. Recentemente, realizou-se no município o Arraiá do Povão, o qual o blog denominou de Arraiá da Maravilha. As estatísticas apontaram a presença de mais de 4000 (quatro mil) pessoas, de forma que foi muito comentado nas redes sociais esse evento. O que a senhora tem a dizer sobre o evento? Correspondeu as expectativas?
Primeiro, eu gostei muito dessa denominação, de Arraiá da Maravilha (rs). É uma ideia a se pensar. A cidade está de parabéns, pois correspondeu a todas expectativas. Constamos que mais de quatro mil pessoas compareceram ao evento, e que em 2014, se Deus quiser, a festa será muito melhor. Parabenizo as secretarias de Ação Social, de Turismo, de Administração e Transporte, pelo excelente trabalho
2-Será no próximo ano a campanha para Presidente da República, governadores de estado, senadores, deputados federais e estaduais, quem a senhora irá apoiar para os cargos legislativos?
Até o momento não tenho ainda um nome certo. Existem várias opções, porém, vejo ainda que está cedo para decidir. Vamos apoiar um candidato, ao Legislativo Estadual, que trabalhe pelo povo de Riachuelo, pois nossa cidade é muito carente de atenção. Nesses sete meses que estou à frente da Prefeitura, estou lado a lado com o povo, acompanhando as necessidades do homem do campo, da dona de casa, dos jovens, das crianças, enfim, vamos procurar o melhor para Riachuelo.
3. Qual a sua avaliação do governo Dilma Rousseff? Irá apoiá-la para a reeleição?
Infelizmente, o Governo Federal está deixando muito a desejar para com os municípios pequenos. Temos encontrado dificuldades com os recursos do FPM. O repasse, ao longo do tempo, tem diminuído, ao invés de aumentar. São notórias as notícias que prefeitos de todo o país tem ido a Brasília reivindicar melhorias, maiores recursos. Atualmente, confederações municipais têm arquitetado grandes marchas à capital federal, para se fazer ouvir pelo Governo Federal. Municípios pequenos como Riachuelo sobrevivem basicamente de recursos do Fundo de Participação do Município, porém, nós estamos lutando para que nossa cidade consiga atrair mais investimentos, para que tenhamos outras fontes de renda.
4- O Programa "Minha Casa Minha Vida" é um marco no governo federal, que para ser eficaz precisa da participação dos municípios. Riachuelo será contemplado com esse programa em sua gestão? Qual o público que vai ser beneficiado com o mesmo?
A nossa Administração ficará na História de Riachuelo como a GESTÃO DA HABITAÇÃO. Só para a Zona Rural conseguimos trezentas casas. Ao todo, nossa cidade será contemplada com, aproximadamente, 1000 (mil) casas. Já temos os terrenos, todos legalizados, com a documentação da Prefeitura já pronta e, muito em breve, estaremos fazendo os primeiros cadastros para as pessoas que estão vivendo o pesadelo do aluguel ou da péssima condição de moradia. Conheço cada uma necessidade dos meus conterrâneos, e sei que uma das carências que o município está enfrentando no momento é com a falta de moradia. Por isso, desde o dia primeiro de janeiro, quando assumi a Prefeitura, falei para mim mesma: "Realizei meu sonho mas, a partir de hoje, vou procurar realizar o sonho dos meus irmãos, da minha gente, do meu povo, que me elegeu com tanto carinho." E a partir de então, estou todos os dias nas portas dos nossos governantes e representantes estaduais, federais, se cadastrando em programas e projetos, tudo isso para fazer o melhor para o povo querido de Riachuelo.
5-No município, há mais de 8 anos não se realizou concurso público, na sua gestão haverá concurso público para contratação de novos funcionários?
Gostei da pergunta. Sim, com certeza, pois um dos meus objetivos é realizar concurso público, e não será apenas um. Faremos o primeiro e, dependendo da necessidade, faremos mais outro. Como você colocou no blog, sobre a questão das demissões, combate ao nepotismo, que teve como protagonista a vereadora Nataly Pessoa, a qual denunciou a Ministério Público, e este órgão me deu um prazo de trinta dias para se adequar à Súmula Vinculante nº 13 do STF, ficou ainda mais patente a necessidade de se fazer concurso público. Meu objetivo não era de forma alguma prejudicar essas famílias, mas que tinha a pretensão em realizar concurso público, posto que fazia parte do meu plano de governo. Iremos fazer a licitação objetivando contratar uma empresa organizadora de concursos públicos, que seja séria, que não tenha problemas na Justiça. Quero avisar, também, que a população estude, estude bastante, pois estamos prevendo que, precisamente no final de dezembro de 2013 para o começo de janeiro de 2014 será publicado o Edital do certame.
6- Sabemos que o desemprego hoje é um dos maiores problemas sociais, no Brasil e no mundo, e em Riachuelo com certeza não é diferente. Na entrevista anterior, a senhora informou que o município seria contemplado com duas fábricas, para abrir portas de emprego para o povo. Que fábricas são essas? Já existe previsão de início de funcionamento dessas fábricas, como estão os processos de instalação?
Mais uma pergunta que muito me alegrou. Graças a Deus, conseguimos duas empresas: a Fábrica de HERBUS e a CROQUINOX METALÚRGICA. Já estamos capacitando pessoal, através de cursos técnicos, em parceria com o SESC, objetivando obter mão de obra qualificada. Essas fábricas irão gerar, para a população de Riachuelo, cerca de cem empregos diretos, onde os empregados terão seus direitos legalizados, regidos pela CLT, direitos como horas extras, salário família, décimo terceiro, férias anuais remuneradas mais um terço, enfim, tudo que a legislação obriga. A previsão para a abertura dessas fábricas é para o próximo mês de setembro.
Com certeza, Riachuelo dará um grande salto no desenvolvimento econômico. E estou, continuamente, procurando mais empreendedores que queiram investir em nosso município. Como eu disse, Riachuelo será um dos melhores lugares do mundo para se viver.
7- Desde 2011, os professores aguardam o reajuste do salário, por meio do piso salarial nacional, implantado pelo governo federal e já decidido pelo STF. Como está a conversa com o sindicato, está aberta uma negociação com a classe?
Conforme você mencionou, esse problema vem desde 2011. Assumi a prefeitura em primeiro de janeiro de 2013. Estou apenas com sete meses e poucos dias de Administração, sei a importância que é um professor na sociedade. Minha mãe é professora, tenho várias pessoas, amigos, familiares que também exercem essa tão maravilhosa profissão. Que merecem respeito. Quero dizer que estou aberta a conversar com a classe. Estou na Prefeitura dando o meu expediente todos os dias e a categoria poderá me procurar para conversarmos sobre essa questão. Gostaria também de dizer que, hoje, a Educação de Riachuelo tem um diferencial. Começamos os dias letivos com a entrega do material didatico para todos os alunos da rede municipal. Reformamos escolas, acabamos com o Pau-de-Arara; estamos em parceria com os projetos das Escolas Municipais. E quero dizer aqui que este ano Riachuelo terá o Desfile do Dia 07 de Setembro. É um compromisso nosso, valorizar a Educação de nossa cidade. Sabemos que o Estudante de Hoje será o Doutor, ou a Doutora, de amanhã.
8- Um tema delicado: A Saúde de Riachuelo. Sabemos que, em todo o Brasil, esse setor é um dos mais difíceis de se encontrar soluções plausíveis, que impeça o sofrimento dos usuários. A nível local, já houve troca de Secretária de Saúde. Há possibilidade de se combater a ambulancioterapia praticada, e de haver médicos disponíveis no município aos finais de semana? Sabemos que esse problema é antigo, anterior às gestões passadas e vemos uma cobrança dos usuários. O que está sendo feito para sanar essa dificuldade?
A problemática da Saúde hoje é uma questão nacional, ou seja, em todo o País vive-se uma grande dificuldade, uma grande crise. Como falei a você, nas questões anteriores, estamos apenas há pouco mais de seis meses na Administração. Os repasses do Governo Federal que vêm, infelizmente, são poucos. Os profissionais que atuam no sistema se dão o máximo para prestar um excelente serviço, mas estão limitados pelos recursos. Temos um péssimo governo estadual, o qual era para mandar melhores repasses para a saúde, mas estes vêm de forma tímida e, ainda por cima, bastante atrasados.
Mesmo assim, apesar destas dificuldades, estamos avançando. Conseguimos o saneamento básico para o Distrito de Cachoeira do Sapo, cerca de dois milhões de reais. Conseguimos duas unidades básicas de saúde, onde serão contemplados os Assentamentos Furnas e ARisco.
Gostaria que a população entendesse que, em nosso Município, não temos um Hospital, temos uma Unidade Básica de Saúde e, por isso, fica ainda muito a desejar com relação a exames de alta complexidade. Leva um certo tempo para que a gente consiga, junto à Secretaria Estadual de Saúde, que está um caos, celeridade nos atendimentos. Mesmo assim, diante dessas condições, estamos lutando para oferecer melhores serviços, para que o povo de Riachuelo possa ter uma saúde de qualidade. Que tenham um pouco de paciência, pois essa problemática já vem de governos anteriores, para muitos trata-se de um gargalo, e exige soluções a curto, médio e longo prazos.
A questão está tão precária, tão grave, que a nível estadual, os servidores da saúde entraram em greve, por tempo indeterminado. Somente vou poder definir sobre assistência médica aos finais de semana quando passar essa crise
9-O que o município está fazendo em favor das comunidades rurais, com relação ao corte de terra, seguro-safra, transporte escolar, poços tubulares e vacinação de animais de grande porte. A senhora, como profissional formada na área, o que pode esclarecer para o homem do campo, para que as famílias durmam mais tranqüilas?
Sou filha do Homem do Campo, da Zona Rural, e conheço muito bem as necessidades desse público. É uma das prioridades da nossa Administração, estar diariamente ao lado do Homem do Campo, do Agricultor. Já conseguimos, para as famílias rurais, o seguinte: Vacinação para o rebanho bovino e pecuarista com até vinte cabeças de gado; distribuição de sementes de sorgo e milho para os produtores; mais um carro pipa com o Exército para abastecimento da Zona Rural; garantir o transporte de milho para alimentação dos animais; dez poços tubulares para o distrito de Bandeira, Arisco dos Ernestos, Umbu do Paulo, Melozinha, Assentamento Arisco, Assentamento Furnas, Carnaúbas, Jardim I e Jardim II, lembrando que os cinco últimos estão para ser perfurados muito em breve; atingimos cem por cento do corte de terra.
Também informamos que as equipes do PSF (Programa Saúde da Família) fazem visitas, semanalmente, a todas as comunidades rurais. Também eliminamos o transporte chamado Pau-de-Arara, pois agora os alunos da zona rural podem vir à escola com segurança.
10 - E quanto ao grave problema do lixo, que foi herdado das gestões passadas, tanto de Marcílio Pessoa quanto de Junior Bernardo. O mundo vive, hoje em dia, uma realidade preocupante e já se fala em Desenvolvimento Sustentável, assunto que toca diretamente na questão do Meio Ambiente. O problema do destino adequado dos resíduos sólidos deve ser uma preocupação constante dos municípios, qual será a solução desse problema para Riachuelo poder respirar melhor?
Ótima pergunta. Quero dizer à população de Riachuelo que já compramos um aterro sanitário no Distrito de Carnaúba e, muito em breve, o lixão, que foi um "presente de grego" deixado pela gestão do ex-prefeito de Riachuelo, Marcílio Pessoa, mas graças a Deus, meus irmãos riachuelenses terão seus pulmões aliviados da poluição, dos gazes tóxicos despejados há tanto tempo pelo referido lixão. Sou uma profissional da Saúde e sei o quanto era nocivo para nós todos aquele lixão, a favor do vento, que trazia todo o odor e fumaça das queimadas diretamente para todos nós cidadãos de Riachuelo. Quero dizer que o antigo Lixão será uma Agrovila, onde será construída mais de cem casas.
11- O blog noticiou que a senhora tem mais um aliado, o vereador Júnior Camaleão, do PR, o que significa este apoio?
Sim, o vereador Júnior Camaleão é um grande batalhador. Uma pessoa do povo, simples, que trabalha incansavelmente em prol dos cidadãos. É uma força que soma, e tudo que for de bom, e que somar, procurando o melhor para o Município, será bem vindo. O apoio do PR ao bloco situacionista é muito positivo.
12- E o projeto da Energia Eólica, vamos ter em Riachuelo?
Sim, Riachuelo, muito em breve, dará um grande avanço em tecnologia. Esse tipo de energia, que utiliza a força dos ventos, é mais econômica e não agride tanto o meio ambiente. É uma novidade espetacular, colabora com o Desenvolvimento Sustentável, e vai gerar no município cerca de duzentos empregos diretos. Riachuelo vai dar um grande passo no desenvolvimento econômico. Isto é apenas o começo, Adriana. Seu blog não vai parar de noticiar as ações da nossa Administração. Riachuelo vai se surpreender com os novos avanços que estão por vir. Esclarecendo mais uma vez que estou apenas há pouco mais de seis meses, não completamos nem um ano ainda, mas virá muito mais para o nosso Município.
13- Sabemos que a senhora viajou à Brasília esse ano, que foi também divulgada pelo blog, sendo a primeira viagem como prefeita do município, quando foi recebida pelo Ministro da Previdência Garibaldi Alves Filho. Quais os projetos e convênios que a senhora conseguiu para beneficiar o município?
Sim, bem lembrado. Viajei à Brasília, fui muito bem recebida pelo Ministro Garibaldi Alves Filho, pelo Deputado Federal Henrique Alves (a família Alves tem laços de amizade com minha família, de longa data, desde o patriarca Aluízo, o qual nutria imensa consideração por Cândido Batista, meu avô, de saudos memória, bem como do meu amado Pai, Gonzaga Cavalcanti), também recebida pelo Deputado Fábio Farias, onde lá conseguimos uma Emenda de seis milhões em projetos que irão beneficiar nosso Município. Conseguimos, também, uma Emenda Parlamentar, de cem mil reais, para equipamentos hospitalares; também conseguimos recursos para construção do matadouro público.
14. Suas considerações finais, ou seja, deixe uma mensagem para o povo de Riachuelo.
Agradeço, mais uma vez, o espaço neste blog, que é muito acessado pelos riachuelenses, e com certeza, de muita utilidade para o município, já que aqui as pessoas ficam sabendo do que se passa na política e na vida social do município.
Quero dizer ao meu querido povo de Riachuelo que estou me doando todos os dias, vinte quatro horas por dia, buscando sempre os melhores recursos, os melhores projetos e programas, conversando com autoridades executivas e empresários; procurando parcerias com empresas e empreendedores para investir no Município; estamos capacitando nossos jovens para o mercado de trabalho, onde já nestes sete meses conseguimos quinze cursos profissionalizantes para os jovens de nossa cidade.
Quero, desde já, agradecer aos vereadores que estão, de forma sensata, apoiando essa Administração; aos meus secretários, de todas as secretarias, que estão também se doando para que possamos fazer de Riachuelo um dos melhores lugares do mundo para se viver. Quero também dizer, Adriana, que ontem foi o dia dos pais e fiquei um pouco triste porque sinto falta do ombro amigo, do conselho, do compartilhamento de experiências, mas sei que o meu pai está num bom lugar, torcendo por mim, e aproveito para parabenizar todos os pais, especialmente os pais riachuelenses, que a essa altura, já estão sabendo que os dias melhores já estão começando a surgir. O FUTURO JÁ COMEÇOU. Um grande abraço a todos. Fiquem com Deus!
Nenhum comentário:
Postar um comentário